Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2006 - 17h18

Chirac pede a Olmert que retome negociações com palestinos

Publicidade

da France Presse, em Paris

O presidente francês, Jacques Chirac, pediu nesta quarta-feira ao primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, a retomada das negociações com os palestinos, afirmando que soluções unilaterais não resolverão o conflito da região.

Ao receber o premiê de Israel em Paris, Chirac insistiu que o objetivo dos Estados israelense e palestino de viver em paz, lado a lado, "supõe a retomada das negociações", garantindo, em função disso, para ambas as partes, a ajuda da França e da União Européia (UE).

Olmert afirmou que seu plano de estabelecimento das fronteiras de Israel através de uma retirada parcial das colônias da Cisjordânia "não pode ser detido".

"Não se pode parar o meu plano, e isso é o máximo que Israel pode aceitar", alertou Olmert.

O premiê, eleito no final de março, pretende cumprir sua promessa de campanha de fixar de forma unilateral as fronteiras do Estado de Israel, desconsiderando reivindicações palestinas.

Atualmente, 240 mil colonos judeus vivem em 120 assentamentos divididos pela Cisjordânia. O plano de Olmert afetaria 70 destas colônias e cerca de 70 mil pessoas.

O encontro entre Chirac e Olmert --o primeiro do premiê israelense desde que foi eleito-- coincide com um agravamento da violência entre diferentes facções palestinas e o aumento da tensão com Israel, que vem bombardeando Gaza nos últimos dias de forma indiscriminada.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Ehud Olmert
  • Leia o que já foi publicado sobre Jacques Chirac
  • Leia cobertura completa sobre o conflito no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página