Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2006 - 18h26

Chávez entrega 30 mil fuzis russos a Forças Armadas da Venezuela

Publicidade

da France Presse, em Caracas

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, entregou nesta quarta-feira o primeiro lote de 30 mil fuzis russos Kalashnikov à Força Armada Nacional (FAN), num ato que qualificou de "confirmação de nossa liberdade e soberania" ante os Estados Unidos.

A Venezuela comprou da empresa russa Rosoboronexport 100 mil fuzis de assalto Kalashnikov AK 103, que substituirão os fuzis automáticos leves (FAL) belgas que constituíam seu armamento regular.

Num ato na sede do Ministério da Defesa, em Caracas, Chávez, de uniforme militar, recebeu para seu uso pessoal o primeiro fuzil do lote.

"Os Estados Unidos, o império, estão numa campanha para tentar isolar a Venezuela, para que nenhum país nos venda sequer uma escopeta. Com este ato estamos derrotando a pretensão imperial hegemônica", disse Chávez.

O contrato com a Rosoboronexport contempla a transferência de tecnologia para que a Venezuela possa produzir essas armas e suas munições em duas fábricas a serem instaladas em Maracay (80 km a oeste de Caracas).

Segundo o presidente venezuelano, os primeiros fuzis Kalashnikov fabricados na Venezuela estarão prontos em três anos.

Chávez anunciou, também, que um segundo lote de três helicópteros russos MI 17 deve chegar à Venezuela em junho. No final do mês virão da Rússia os dois primeiros caças-bombardeiros supersônicos Sukhoi 30, que serão exibidos no desfile do Dia da Independência, 5 de julho.

O fuzil de assalto Kalachnikov AK103 é uma versão moderna do AK47, calibre 7,62 mm, com alcance efetivo de 1.000 metros e capacidade de 600 disparos por minuto.

Leia mais
  • Erramos: Chávez entrega 30 mil fuzis russos a Forças Armadas da Venezuela

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Hugo Chávez
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página