Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2006 - 12h12

Grupo ligado à rede Al Qaeda ameaça matar reféns russos no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Um grupo ligado à rede terrorista Al Qaeda no Iraque ameaçou nesta quarta-feira matar quatro reféns russos depois que o governo russo não atendeu às exigências de retirar as tropas da Tchetchênia e libertar prisioneiros muçulmanos, segundo um comunicado divulgado na internet.

"Depois de conceder um prazo de 48 horas para que o governo russo atendesse às nossas exigências, a (...) corte islâmica do Conselho de Shura dos Muhajidin decidiu matar [os reféns]", diz o anúncio divulgado em um site islâmico na internet.

"Que eles sejam exemplo para aqueles que desafiam os mujahidin e ousam pisar no solo sagrado do Iraque", acrescenta o comunicado, cuja autenticidade não pode ser comprovada.

O conselho --que engloba cinco grupos insurgentes, entre eles, a Al Qaeda no Iraque-- afirmou que irá continuar com as ações rebeldes, mesmo após a morte do jordaniano Abu Musab al Zarqawi, que liderava a Al Qaeda no Iraque, em um bombardeio em 7 de junho.

Na segunda-feira (19), o grupo afirmou que mantinha em cativeiro os quatro russos e deu 48 horas para que Moscou atendesse às exigências. Os reféns --funcionários da Embaixada russa-- foram seqüestrados por homens armados em Bagdá no último dia 3. Um quinto funcionário da Embaixada foi morto a tiros.

A Al Qaeda no Iraque já matou um grande número de reféns estrangeiros no Iraque --alguns deles decapitados.

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre a Al Qaeda no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página