Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2006 - 08h15

Polícia bloqueia centro de Budapeste devido a visita de Bush

Publicidade

da Efe, em Budapeste

Milhares de moradores de Budapeste decidiram hoje deixar em casa seus carros, já que a visita do presidente americano, George W. Bush, paralisou o trânsito na cidade.

O centro da capital húngara, onde fica o hotel onde está hospedado o presidente americano, foi cercado por fortes medidas de segurança.

Em cooperação com os serviços de segurança americanos, as autoridades húngaras fecharam os arredores do hotel, no centro de Budapeste, o que afetou várias avenidas da cidade.

Cerca de 2.000 policiais húngaros, além dos agentes de segurança de Bush, controlam a área, permitindo apenas a entrada de moradores da região.

O comandante do Regimento de Guarda Republicana, Ferenc Szabó, disse à TV pública que, em caso de necessidade, as forças militares americanas poderão utilizar armas. Porém, sob ordens húngaras. "Minha palavra está acima da dos americanos", disse.

Helicópteros militares americanos sobrevoavam Budapeste horas antes da chegada de Bush.

Reunião

Nos edifícios próximos ao palácio real de Buda, onde Bush vai se encontrar com o presidente húngaro, László Sólyom, é proibido abrir as janelas e ficar nas sacadas. Os custos da visita de Bush serão cobertos pelos EUA, inclusive os da segurança, dizem as autoridades húngaras.

Várias organizações, como a Anistia Internacional (AI) e outros grupos de defesa dos direitos humanos, anunciaram manifestações contra a visita de Bush.

Os manifestantes pediam o fechamento do centro de detenção na base naval americana de Guantánamo (Cuba). Eles vão protestar vestindo roupas e capuzes semelhantes às dos prisioneiros.

À tarde, membros e simpatizantes da organização húngara Civis pela Paz vão se reunir com o lema de "Um terrorista na Hungria". Na mesma hora, Bush vai discursar comemorando o 50º aniversário da frustrada revolução anti-soviética.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre George W.Bush
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página