Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2006 - 17h31

Bush afirma que redução de tropas dependerá da situação no Iraque

Publicidade

da Efe, em Washington

O presidente americano, George W. Bush, afirmou nesta segunda-feira que qualquer decisão sobre uma possível redução das tropas dos Estados Unidos no Iraque dependerá da situação no país.

Em declarações à imprensa após se reunir com organizações que apóiam as tropas dos EUA no Iraque e no Afeganistão, Bush afirmou que se reuniu com o general George Casey, comandante dos soldados americanos no Iraque.

No domingo, o jornal "The New York Times" publicou que Casey redigiu um plano que prevê uma redução considerável do número de soldados americanos no país árabe até o fim do ano.

Atualmente, os EUA possuem 127 mil soldados no Iraque. Segundo o jornal, o plano propõe reduzir as atuais 14 brigadas no Iraque para no máximo seis.

De acordo com Bush, "em relação à presença das tropas no Iraque, a decisão será tomada pelo general Casey, assim como pelo governo soberano do Iraque, com base nas condições no território".

No entanto, qualquer recomendação que Casey possa apresentar "terá como objetivo alcançar a vitória", entendida como o estabelecimento de um governo democrático que possa se sustentar e se defender no Iraque.

Em declarações anteriores, o porta-voz da Casa Branca, Tony Snow, disse que o plano de Casey para uma redução das tropas antes do final do ano é apenas uma das opções consideradas. "O general Casey tem a tarefa de elaborar muitos planos, e este é um dos que estão sendo considerados", afirmou Snow.

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página