Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/07/2006 - 21h07

Partido de Morales ganha eleições para Assembléia Constituinte na Bolívia

Publicidade

da France Presse, em La Paz

O partido do presidente Evo Morales ganhou com pouco mais de 50% dos votos a eleição para a Assembléia Constituinte celebrada neste domingo na Bolívia, segundo uma estimativa do instituto privado de pesquisa Equipos Mori, divulgado pela cadeia de televisão Unitel.

O partido MAS (Movimento ao Socialismo), de Morales, ganhou 130 dos 255 assentos da Assembléia Constituinte, que será instalada no dia 6 de agosto em Sucre, a capital do país. A cifra equivale a 51% do total de parlamentares, mas ainda longe dos dois terços necessários para aprovar um novo texto constitucional.

Seu principal opositor, o Podemos (Poder Democrático e Social) do ex-presidente Jorge Quiroga, de direita, conseguiu 67 assentos, o equivalente a 26% da Assembléia.

A surpresa do dia foi o Movimento Nacionalista Revolucionário, do ex-presidente liberal Gonzalo Sánchez de Lozada, que obteve 18 assentos, o equivalente a 7% da Assembléia. A Unidade Nacional, do empresário Samuel Dorina Medina, conseguiu eleger 13 postulantes (5%).

Um mosaico de outras oito legendas minoritárias conseguiu os 27 assentos restantes, sempre de acordo com a estimativa do instituto privado.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições na Bolívia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página