Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2006 - 22h11

Comitê ordena que Rumsfeld forneça informações sobre Abu Ghraib

Publicidade

da Efe, em Washington

Um comitê da Câmara Baixa dos Estados Unidos ordenou ao secretário da Defesa, Donald Rumsfeld, que entregue antes do dia 14 de julho os documentos correspondentes à investigação dos abusos na prisão iraquiana de Abu Ghraib.

Fontes legislativas disseram nesta quarta-feira que o Comitê de Reforma Governamental emitiu na semana passada a ordem que exige que o Departamento da Defesa forneça toda a informação que tenha a respeito do sargento Samuel Provance, que denunciou represálias depois de ter revelado os abusos na prisão iraquiana.

O requerimento foi emitido depois que Rumsfeld não respondeu a um pedido feito por carta, no dia 7 de março.

Além do testemunho do sargento, a ordem exige ao Pentágono que entregue tudo que corresponda à prisão do general iraquiano Hamid Zabar e de seu filho de 16 anos, que foi supostamente torturado para obter a confissão do pai, segundo Provance.

O militar afirmou que foi degradado depois de desobedecer a ordens de não comentar sobre os maus tratos acontecidos em Abu Ghraib.

A citação ao Pentágono foi solicitada pelo representante republicano Christopher Shays, presidente da subcomissão de Segurança Nacional.

"É de suma importância que nossas investigações sejam tomadas a sério pelo Executivo e que tenhamos acesso pontual à informação que necessitamos para fazer nosso trabalho", afirmou Shays.

Em 2004, Provance afirmou à rede de televisão ABC que "definitivamente há um encobrimento" sobre o ocorrido na prisão iraquiana.

"O que me surpreendeu foi o silêncio. O silêncio coletivo de tanta gente que tinha que estar implicada, que deveria ter visto ou ouvido algo", afirmou o sargento.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Abu Ghraib
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página