Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2000 - 08h53

União Européia diz que Iugoslávia deve receber ajuda

Publicidade

da Reuters

O representante da política externa da União Européia (UE) disse hoje que a Europa estava pronta para ajudar a Iugoslávia e seu provável novo presidente, Vojislav Kostunica.

"Acho que não há dúvidas sobre isso, Kostunica será o novo presidente da Iugoslávia e haverá uma transição ordenada, como ele afirmou em seu último discurso", disse Javier Solana à rádio estatal espanhola.

A Alemanha, por meio de seu ministro do Exterior, Joschka Fischer, defendeu o envio de ajuda financeira à Iugoslávia. Fischer disse, em uma entrevista coletiva, que faria a proposta em um encontro entre os 14 integrantes da comunidade européia, a ser realizado em Bruxelas (capital da Bélgica) na próxima segunda-feira (9).

"Vamos propor que um pacote de assistência imediata seja montado", disse Fischer. Ele não quis especificar que medidas o pacote envolveria, mas enfatizou que o tempo para a ajuda é uma consideração tão importante quanto a quantia.

Ele afirmou também esperar que as sanções internacionais contra a Iugoslávia sejam suspensas, pois "está claro que um regime democrático foi estabelecido pelas forças da oposição".

  • Leia mais sobre a crise na Iugoslávia

    Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

    Leia mais notícias internacionais na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página