Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/07/2006 - 11h29

EUA dizem ter desmantelado plano de ataque a túneis de NY

Publicidade

da Folha Online

Agentes do FBI (polícia federal dos EUA) descobriram e desmantelaram planos de terroristas estrangeiros para atacar os túneis de Nova York, segundo reportagem do jornal nova-iorquino "The Daily News".

De acordo com o jornal, os policiais detectaram os planos através de uma sala de bate-papo na Internet, que vinha sendo monitorada. Os agentes do FBI teriam lido sobre uma conspiração para destruir as redes de transporte vitais de Nova York, a fim de debilitar a economia da cidade.

Como conseqüência, autoridades libanesas, a pedido dos EUA, prenderam Amir Andalousli, suspeito de envolvimento na elaboração dos planos de ataque a Nova York. A identidade dos oficiais citados foi mantida sob sigilo porque as investigações ainda estão em curso, segundo o jornal.

Richard Kolko, agente do FBI em Washington, disse que "neste momento, [o FBI] não tem nenhuma indicação de ameaça iminente contra a rede de transportes de Nova York, ou outro lugar dos EUA".

O jornal nova-iorquino "The Daily News" informou que os supostos terroristas queriam explodir túneis a fim de provocar inundações no distrito financeiro da cidade, causando danos semelhantes aos que ocorreram em New Orleans, após a passagem do furacão Katrina, em agosto de 2005.

Segundo o "Daily News", seria improvável que um plano para inundar o distrito financeiro funcionasse porque a região fica acima do nível do rio.

Várias conspirações terroristas contra o metrô e outros pontos de referência de Nova York têm sido descobertas desde o primeiro ataque contra o World Trade Center, em 1993. Muitos desses planos descobertos pela polícia norte-americana menciona como alvos o edifício da ONU, túneis e o prédio que abriga os escritórios locais do FBI.

Leia mais
  • Gangues se expõem na internet e "ajudam" policiais dos EUA

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques aos EUA
  • Leia o que já foi publicado sobre terrorismo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página