Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/07/2006 - 03h09

Ramos Horta assume como primeiro-ministro do Timor Leste

Publicidade

da Efe, em Sidney

O prêmio Nobel da Paz de 1992, José Ramos Horta, tomou posse do cargo de primeiro-ministro do Timor Leste nesta segunda-feira, com o compromisso de colocar fim à crise política e à onda de violência que assolou o país durante vários meses.

O presidente do Timor Leste, Xanana Gusmão, nomeou Horta como o novo chefe do governo no sábado ,após a renúncia de Mari Alkatiri em junho.

"Juro por Deus cumprir minhas funções como primeiro-ministro", disse Ramos Horta durante uma cerimônia no Palácio Presidencial, com a presença de Gusmão e seus vice-primeiros-ministros, Estanilau da Silva e Rui Araújo, além de bispos católicos e diplomatas estrangeiros.

Ramos Horta, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz por sua campanha não violenta contra a ocupação indonésia do Timor Leste, ocupará o cargo de primeiro-ministro até as eleições previstas para maio de 2007.

Alkatiri apresentou sua renúncia em 26 de junho, após assumir a responsabilidade pela onda de violência iniciada no final de abril na capital Dili. O motivo foi a demissão, ordenada por Alakatiri, de 600 militares --um terço de todos o efetivo-- no mês anterior.

A onda de violência causou 30 mortes, o deslocamento de cerca de 150.000 pessoas e a intervenção das forças de paz da Austrália e de outros países vizinhos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Timor Leste
  • Leia o que já foi publicado sobre José Ramos Horta
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página