Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/07/2006 - 19h30

EUA e Iraque criam comissão conjunta sobre retirada de tropas

Publicidade

da France Presse, em Washington

Estados Unidos e Iraque criarão uma comissão conjunta para analisar as condições de uma redução de tropas estrangeiras no território iraquiano, declarou nesta terça-feira o embaixador americano no Iraque, Zalmay Khalilzad.

"O comandante das tropas da coalizão no Iraque, general George Casey, e eu planejamos nos reunir com o primeiro-ministro iraquiano para criar uma comissão conjunta encarregada de estudar as condições que permitam uma redução" dos efetivos militares externos, disse o diplomata.

Esta comissão será integrada por iraquianos e representantes da coalizão, precisou Khalilzad durante uma palestra em Washington para o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS).

"Existe um risco em se andar muito rápido ou demasiadamente lento na redução das tropas da coalizão. Uma saída precipitada poderia desatar uma guerra civil que, inevitavelmente, envolveria os vizinhos em um conflito regional (...) provocaria a interrupção do fornecimento de petróleo e causaria instabilidade", estimou Khalilzad.

O diplomata considerou ainda que uma partida precipitada das tropas estrangeiras "poderia entregar à [rede terrorista] Al Qaeda uma parte do Iraque".

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre a violência sectária no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página