Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/07/2006 - 08h05

Coréia do Norte pode ter testado novo míssil de médio alcance

Publicidade

da Efe, em Seul

A Coréia do Norte pode ter testado dois novos mísseis de médio alcance no início de julho, quando o país realizou o lançamento de sete mísseis de curto, médio e longo alcance, disse nesta terça-feira o jornal sul-coreano "Choson Ilbo".

Segundo o jornal, os serviços de espionagem da Coréia do Sul e dos EUA estão analisando a possibilidade de Pyongyang ter lançado uma nova série de mísseis balísticos com um alcance de entre 2.500 e 4.000 quilômetros.

Seria uma nova versão do míssil balístico russo SS-N-6, que teria a capacidade de atingir a base militar que os Estados Unidos possuem na ilha de Guam, no oceano Pacífico.

O jornal sul-coreano acrescentou que, em 2004, foram detectados indícios sobre a possível instalação de cerca de dez mísseis deste tipo em duas localidades da província norte-coreana de Hamgyong.

No dia 5 de julho, a Coréia do Norte suscitou uma onda de críticas por parte da comunidade internacional ao lançar uma série de mísseis, como teste, entre a península coreana e o Japão. Entre eles, havia um Taepodong-2 de longo alcance.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas (CS) aprovou na sexta-feira (14) uma resolução condenando esses lançamentos e exigindo que o regime norte-coreano suspenda todos seus programas de mísseis balísticos.

Os quinze membros do CS votaram a favor da medida, que impõe sanções limitadas à Coréia do Norte, ligadas à transferência de materiais e tecnologia suscetível para a fabricação de mísseis e armas de destruição em massa.

Leia mais
  • Única opção da Coréia do Norte é voltar às negociações, dizem EUA
  • Coréia do Norte rejeita resolução adotada pela ONU

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o programa nuclear da Coréia do Norte
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página