Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/07/2006 - 11h56

Temperatura nos EUA alcança 48ºC; dois morrem

Publicidade

da Efe, em Washington

A onda de calor que começou há poucos dias nos Estados Unidos prossegue nesta terça-feira em grande parte do país e pode continuar, em algumas regiões, até o final de semana, segundo responsáveis pelo serviço meteorológico.

As previsões apontam que regiões como o Vale da Califórnia e as Grandes Planícies --que inclui os Estados de Oklahoma, Colorado, Kansas, Nebraska, Wyoming e Montana --superarão hoje os 37ºC.

O Serviço Nacional de Meteorologia informou que, na segunda-feira, os termômetros marcaram 48ºC em algumas partes do país, como o noroeste de Dakota do Sul.

Os analistas indicam, além disso, que uma esperada frente fria, que avançará do sul à região nordeste do país, poderia provocar fortes tempestades, com perigo de ventos e granizo.

O calor pode diminuir na região nordeste do país a partir da noite de terça-feira, quando são esperadas chuvas isoladas e tempestades. É provável que a onda de calor se prolongue até sexta-feira (21) nos Estados do sudeste, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia.

As autoridades já informaram sobre duas mortes devido às altas temperaturas: uma das vítimas morreu na Filadélfia e a outra, no Arkansas.

Estados como Illinois transformaram 130 edifícios de escritórios em "centros de refresco" e a cidade de Detroit (Michigan) aumentou a potência do ar condicionado em 11 de suas bibliotecas. O público é convidado a visitar as instalações para escapar do calor.

Eletricidade

Em Kentucky, funcionários públicos distribuíram aparelhos de ar-condicionado e ventiladores gratuitamente às pessoas mais pobres.

O calor disparou o consumo elétrico em alguns estados, o que levou algumas autoridades, como o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, a decretar que todos os edifícios públicos apaguem todas as luzes desnecessárias até o fim desta semana.

As altas temperaturas, entretanto, não são prejudiciais para todo mundo. Os fabricantes, vendedores e técnicos de ar-condicionado estão vivendo um bom período.

As autoridades de saúde pedem aos cidadãos americanos que não deixem crianças ou animais de estimação em veículos fechados, bebam líquidos com freqüência e usem roupas leves.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ondas de calor
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página