Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2006 - 05h25

Ataque israelense em Gaza mata nove palestinos, inclusive criança

Publicidade

da Folha Online

O novo ataque aéreo de Israel na faixa de Gaza, no final de terça-feira (25), matou pelo menos nove palestinos, inclusive uma menina de aproximadamente três anos, segundo médicos e testemunhas. O mesmo ataque deixou dezenas de feridos.

A Wafa (Agência de Informações da Autoridade Nacional Palestina) confirmou nesta quarta que o ataque deixou "pelo menos nove mortos" e "dezenas de feridos". A menina de três anos vivia no campo de refugiados de Jabalya (norte de Gaza).

O ataque de Israel na região, batizada de Operação Colunas de Sansão, tinha como objetivo oficial desbaratar oficinas metalúrgicas e depósitos utilizados para produzir e estocar os foguetes Qassam que extremistas costumam disparar contra o sul de Israel, segundo a rádio pública israelense.

Tanques de Israel apoiados por helicópteros realizaram uma nova incursão, avançando cerca de um quilômetro no norte da faixa de Gaza --região usada pelos extremistas para disparar foguetes Qassam contra o sul de Israel.

Fontes militares israelenses confirmaram 18 vítimas palestinas, entre mortos e feridos, nos combates no bairro de Seyayie, mas não informaram sobre os confrontos em Jabalya e no norte de Gaza, onde a aviação voltou a atacar supostas posições do partido político e grupo extremista Hamas.

O Exército israelense iniciou a recente ofensiva no território autônomo de Gaza no fim de junho, depois que extremistas palestinos entraram numa base militar israelense, mataram dois soldados e seqüestraram outro, Gilad Shalit. Israel se recusa a trocar o prisioneiro por palestinos detidos, como exigem os seqüestradores.

Apesar das operações militares no norte e no sul da faixa e agora na populosa Cidade de Gaza, palestinos de diversas facções continuam disparando os foguetes Qassam.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a faixa de Gaza
  • Leia cobertura completa sobre o conflito no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página