Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2006 - 22h32

Coalizão de esquerda diz que estenderá protestos a todo México

Publicidade

da Efe, na Cidade do México

A coalizão de esquerda liderada por Andrés Manuel López Obrador nas eleições presidenciais do México ameaçou nesta terça-feira estender esta semana seus protestos de resistência pacífica a diferentes pontos do país.

"Vamos começar a levar as ações de resistência civil a todo o país. Temos, até hoje, concentrado uma grande parte na capital, mas nesta nova etapa vamos levar as ações a muitas entidades do país", disse o coordenador da coalizão Pelo Bem de Todos, Guadalupe Acosta.

"A coalizão Pelo Bem de Todos levará suas ações de resistência civil coordenada a todo o país, inclusive a todos os Estados do norte", acrescentou.

Nas mobilizações, acrescentou o político, "não haverá violência e esperamos que o governo não reaja violentamente", ressaltou Acosta.

O porta-voz da coalizão, Gerardo Fernández, disse que se houver detenções por causa das mobilizações, serão presos políticos que defendem a "justiça e a democracia".

No Estado de Oaxaca, no sul do país, integrantes da Assembléia Popular do Povo de Oaxaca (APPO) anunciaram hoje que se somarão às mobilizações de López Obrador para exigir a apuração de todos os votos das eleições.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições mexicanas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página