Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2006 - 04h04

Reino Unido frustra suposto plano de derrubar aviões no Atlântico

Publicidade

da Folha Online

A polícia britânica afirma ter frustrado um plano terrorista que pretendia derrubar em pleno vôo vários aviões entre o Reino Unido e os Estados Unidos, utilizando explosivos ocultos em bagagens de mão.

Pelo menos 18 pessoas foram presas, segundo a rede britânica BBC, acusadas de ligação com o suposto complô. A segurança em todos os aeroportos britânicos foi reforçada. Os passageiros dos vôos que saem do país estão proibidos de levar qualquer tipo de bagagem de mão.

O nível de ameaça contra a segurança nacional, divulgado no site do serviço secreto MI5, foi classificado no nível mais alto, que indica "ataque terrorista iminente".

"Queremos garantir ao público que a operação foi realizada da forma mais segura possível. Esta é uma grande operação que inevitavelmente será longa e complexa", afirmou a Scotland Yard em comunicado. O ministro do Interior, John Reid, pediu que "as pessoas mantenham suas atividades de maneira normal".

As autoridades britânicas afirmam ter chegado aos suspeitos após meses de investigações, que envolveram a divisão anti-terrorista da polícia metropolitana e os serviços de segurança.

O primeiro-ministro britânico Tony Blair vem sendo criticado dentro e fora do Reino Unido por seguir as posições dos EUA e ter se recusado a exigir um cessar fogo-imediato no conflito entre Israel e o grupo terrorista libanês Hizbollah.

Há pouco mais de um ano, em 7 de julho, as explosões de quatro bombas contra o sistema de transportes de Londres mataram 52 pessoas e feriram outras 700.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques a Londres
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página