Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2006 - 19h06

Pacote suspeito provoca pouso de emergência nos EUA

Publicidade

da Efe, em Washington
da Folha Online

Um avião da empresa aérea Air Canadá realizou nesta quinta-feira uma aterrissagem de emergência no aeroporto internacional de Baltimore (Estado de Maryland), após ser constatada a presença de um pacote suspeito a bordo, informou uma fonte oficial.

O avião realizava o vôo 7652, entre Montreal e Washington, afirmou o porta-voz do aeroporto, Jonathan Dean.

Os passageiros, cujo número não foi divulgado, desembarcaram sem problemas, disse Dean.

Grupos de resgate, policiais e bombeiros cercaram imediatamente o aparelho, que foi levado até uma pista mais afastada para ser revistado, disse o porta-voz.

O avião aterrissou por volta das 16h10 locais (17h10 em Brasília), mas buscas e a análise do material suspeito revelaram que conteúdo do pacote era inofensivo, segundo autoridades do aeroporto.

Dean confirmou que as autoridades realizaram a investigação no local "por excesso de precaução", mas que nada foi encontrado.

O porta-voz destacou que o incidente aparentemente não tinha relação com o alerta de ataque terrorista emitido em razão da descoberta de um complô no Reino Unido.

O incidente acontece após aeroportos dos EUA e do Canadá, entre outras nações, terem aumentado hoje suas medidas de segurança, após ser abortado um plano terrorista no Reino Unido contra aviões que partiram de Londres para os Estados Unidos.

A polícia britânica prendeu nesta quinta-feira 24 pessoas suspeitas de envolvimento no ataque terrorista de megaproporção --que envolveria dez aviões de grande porte e milhares de passageiros, informaram autoridades. Todos os suspeitos permanecem sob custódia da polícia antiterror e do MI5 (serviço de inteligência britânico).

Até o momento, não foram divulgados nome e nacionalidade dos detidos, e autoridades rechaçaram comentar a informações de que eles seriam britânicos nascidos no Reino Unido, mas com ascendência paquistanesa.

A idéia seria explodir simultaneamente aviões com destino aos Estados Unidos, usando bagagens de mão como instrumento de transporte para os explosivos.

Segundo a polícia, o plano foi elaborado por uma "rede terrorista internacional", supostamente ligada à Al Qaeda [de Osama bin Laden], e os alvos principais seriam vôos com destino a Nova York, Washington e Califórnia.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Londres detém 24 após impedir suposto ataque a dez aviões
  • Conheça novas medidas de segurança nos aeroportos britânicos
  • EUA e Alemanha aumentam nível de alerta terrorista

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques a Londres
  • Veja galeria de fotos dos aeroportos de Londres
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página