Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2006 - 08h57

Amigo de Che Guevara aposta na saúde de Fidel Castro

Publicidade

da Efe

O argentino Alberto Granado, conhecido por ter acompanhado o guerrilheiro Ernesto "Che" Guevara em uma viagem de moto pela América Latina em 1952, afirmou que o ditador cubano Fidel Castro, 79, é "robusto" e será capaz "de agüentar mais algum tempo".

Em declarações ao jornal francês "Le Parisien", Granado, que vive em Havana, lembra que conheceu Castro em 1962, uma década depois de sua viagem com o "Che" --que recentemente foi mostrada no filme "Diários de motocicleta", do brasileiro Walter Seles.

Na época, Fidel Castro confiou a Granado a missão de convencer médicos argentinos a ir a Cuba para formar profissionais locais.

A doença do líder cubano não preocupa o argentino, que vê como "uma prova de astúcia" a decisão de confirmar como chefe provisório o seu irmão Raúl Castro, 75.

"Fidel garante o presente preservando o futuro", diz Granado, acrescentando que o "vigor" do dirigente ajudará a superar o problema intestinal que exigiu uma cirurgia.

Sobre o futuro, afirma que "não haverá guerra civil" e dirige uma mensagem aos exilados em Miami:"os 'vermes' sabem que não poderão recuperar o que perderam".

"Batalha pela vida"

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta quinta-feira que o líder cubano Fidel Castro "está travando uma grande batalha por sua vida", e se mostrou esperançoso de que vencerá a "emboscada surpreendente" que foi sua doença.

Em ocasiões anteriores, Chávez se referiu a Castro no sentido de que estava se recuperando da intervenção cirúrgica intestinal à qual foi submetido. Esta é a primeira vez que fala que o presidente cubano está travando uma "batalha pela vida".

"Te acompanhamos daqui; cada segundo, cada minuto, cada hora, cada dia, cada noite dessa grande batalha pela vida que estás lutando com teu coração, tua alma, tuas entranhas e tua grandeza", disse Chávez em um ato público.

"É uma batalha que eu sei, Fidel, que você também irá vencer", afirmou o governante.

O chefe de Estado venezuelano afirmou ter recebido na quarta-feira de um emissário de Havana uma mensagem do presidente cubano que lhe "encheu de otimismo e fé".

Chávez acrescentou que na quarta-feira à noite o emissário viajou de volta a Havana, com uma carta sua na qual expressava a Castro sua convicção de que vencerá a "batalha pela vida".

"Foi uma emboscada, uma surpresa. Alguns dias antes, estávamos em Córdoba, em uma reunião do Mercosul", acrescentou Chávez.

Castro foi obrigado a ceder provisoriamente o poder a seu irmão Raúl, em 31 de julho, após sofrer uma delicada intervenção cirúrgica provocada por uma hemorragia intestinal.

Especial
  • Veja galeria de fotos de Fidel Castro
  • Leia o que já foi publicado sobre Fidel Castro
  • Leia o que já foi publicado sobre Cuba
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página