Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/08/2006 - 13h49

Presidente iraniano lança blog com críticas a EUA e Israel

Publicidade

da Folha Online

Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irã, lançou um blog, no qual escreve sobre sua infância pobre e pergunta aos visitantes se acham que Estados Unidos e Israel querem iniciar uma nova guerra mundial.

Ahmadinejad, cujos discursos costumam criticar duramente os EUA, conta como desde seus tempos escolares se enfurecia com o tratamento que o governo americano dava a seu país.

O presidente teve uma vitória surpresa nas eleições do ano passado após prometer aos iranianos pobres uma fração da riqueza proveniente do petróleo e enfatizar sua origem humilde. Muitos votaram em Ahmadinejad por tratar-se de alguém que não pertencia à elite governante do país.

Reuters
O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, em coletiva de imprensa em Teerã
"Durante a era em que... viver na cidade era uma perfeição, nasci em uma família pobre de um vilarejo remoto", diz o presidente em um texto publicado nesta sexta-feira (11) em seu blog.

Sua infância como filho de ferreiro pode ter sido difícil, mas o líder conta como teve excelentes resultados na escola e como consegui entrar na universidade em 132º lugar, em um universo de 400 mil candidatos.

Além de prometer uma vida melhor aos pobres, Ahmadinejad buscou apoio dizendo que resistiria à pressão ocidental para impedir o programa nuclear civil iraniano. Países ocidentais como os Estados Unidos dizem que o Irã está construindo uma bomba nuclear.

O analista Saeed Laylaz afirma que o blog --disponível em persa, árabe, inglês e francês-- pode ser uma tentativa de obter apoio no exterior.

"Você acha que a intenção de EUA e Israel ao atacar o Líbano é desencadear uma nova guerra mundial?", pergunta o presidente em sua página, oferecendo a chance de que se vote "sim" ou "não".

Em sua estréia, o presidente descreve sua admiração pelo aiatolá Ruhollah Khomeini, líder da revolução islâmica de 1979, que derrubou a monarquia iraniana.

O presidente também escreve sobre a guerra entre Irã e Iraque (1980-1988), na qual lutou.

Ahmadinejad admite que sua estréia no blog, que tem mais de 2.300 palavras na versão em inglês, é muito longa. "De agora em diante, serei mais simples e mais breve", afirma.

Com Reuters

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Mahmoud Ahmadinejad
  • Leia mais sobre a Guerra no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página