Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2006 - 12h09

Bósnia encontra mil corpos de vítimas de massacre em vala comum

Publicidade

da France Presse

Especialistas deram por terminados nesta quinta-feira os trabalhos de exumação da maior vala comum localizada até agora na Bósnia, na qual encontraram 1.153 corpos de vítimas do massacre de Srebrenica (leste do país), no qual morreram 8.000 muçulmanos em julho de 1995.

28.jul.2006/AP
Especialistas trabalham em exumação de corpos na Bósnia
"Exumamos desde o início de junho 1.153 esqueletos, 114 deles completos e 1.009 incompletos", declarou Murat Hurtic, da Comissão Muçulmana para as Pessoas Desaparecidas.

A vala foi descoberta no povoado de Kamenica, perto da cidade de Zvornik, na região de Srebrenica. Trata-se de um ossário chamado de "secundário", pois os corpos foram exumados de outra vala comum e enterrados em Kamenica com a intenção de ocultar o crime.

"Kamenica é a maior vala comum descoberta até agora. É duas vezes maior do que a de Crni Vrh, que continha 629 corpos", acrescentou.

Documentos encontrados no local identificam algumas das vítimas como originárias de Srebrenica.

Considerados os arquitetos deste massacre, os antigos chefes político e militar dos sérvios-bósnios durante a guerra da Bósnia (1992-1995), Radovan Karadzic e Ratko Mladic, acusados de genocídio em 1995 pelo Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia, continuam foragidos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o massacre de Srebrenica
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página