Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2006 - 15h49

Ex-presidente dos EUA Gerald Ford é submetido a angioplastia

Publicidade

da France Presse, em Los Angeles
da Folha Online

O ex-presidente americano Gerald Ford foi submetido a uma angioplastia nesta quinta-feira (24), três dias após ter recebido um marca-passo, informou nesta sexta-feira a clínica onde ele está hospitalizado.

"O presidente Ford foi submetido a um procedimento de angioplastia [correção de estreitamento vascular por meio de cateter com balão na ponta] na quinta-feira, na Clínica Mayo, de Rochester, Minnesota [norte dos EUA], onde deu entrada em 15 de agosto", informou um comunicado do centro médico.

17.jan.2003/AP
Ex-presidente americano Gerald Ford em Indian Wells, na Califórnia
"Durante o procedimento, foram colocados stents [malha metálica que mantém desobstruídas as artérias do coração] em duas de suas artérias coronarianas, a fim de aumentar o fluxo sangüíneo", explicou a Clínica Mayo.

Segundo o comunicado, o ex-presidente deve continuar internado, descansando ao lado da mulher, Betty, e de sua família. A equipe advertiu que não serão dadas informações sobre a evolução de Ford durante "vários dias".

O 38º presidente americano (1974-1977), que acaba de fazer 93 anos, foi hospitalizado na Clínica Mayo de Rochester, no sudeste de Minnesota, no dia 15 de agosto, poucas semanas após ter sido internado no fim de julho por problemas respiratórios.

Em janeiro, Ford ficou internado por 12 dias em razão de uma pneumonia no Centro Médico Eisenhower, em Rancho Mirage (Califórnia).

Nascido em 14 de julho de 1913 em Omaha, Nebraska, Ford sofreu um ataque de apoplexia (perda temporária de função cerebral) em 2000 e foi brevemente internado em 2003, após se sentir indisposto durante uma partida do golfe sob o calor escaldante do deserto da Califórnia.

Ford é conhecido por seu papel na normalização dos Estados Unidos depois do escândalo de Watergate na década de 1970, quando o republicano Richard Nixon teve de renunciar à Presidência em agosto de 74. Dois anos mais tarde, Ford perdeu a disputa à Casa Branca, sendo derrotado pelo democrata Jimmy Carter em 1976.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Gerald Ford
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página