Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2006 - 17h18

Passageiro é detido nos EUA com vestígio de explosivos em roupa

Publicidade

da France Presse, em Washington
da Folha Online

Autoridades americanas prenderam nesta sexta-feira, em Houston (Texas), um passageiro que apresentava traços de explosivos na roupa, depois que ele desembarcou de um avião da Continental Airlines proveniente de Buenos Aires, informaram fontes do aeroporto.

"Ele estava na alfândega quando foram detectados vestígios de explosivos", explicou Andrea McCauley, porta-voz do Departamento de Segurança no Transporte (TSA, na sigla em inglês), que não identificou o suspeito, nem divulgou sua nacionalidade.

"A pessoa foi presa pelo FBI [polícia federal dos EUA]", acrescentou a porta-voz, segundo a qual os serviços de segurança usaram cães para averiguar se o suspeito levava explosivos na bagagem.

O avião, que fez escala em Houston, seguiu até o aeroporto de Newark, em Nova York, depois que os agentes de segurança asseguraram que não havia explosivos no vôo.

Em outro incidente com aviões nos EUA nesta sexta-feira, um vôo da American Airlines procedente do Reino Unido com destino aos Estados Unidos foi desviado para a cidade americana de Bangor (Maine, noroeste dos EUA), depois que as autoridades tomaram conhecimento de uma ameaça à segurança, informou o FBI (polícia federal dos EUA).

Investigadores começaram, logo após o pouso, a interrogar todos os passageiros do avião, que originalmente vinha de Manchester para Chicago com 179 pessoas a bordo.

O Departamento de Segurança no Transporte (TSA) "recebeu um informe de ameaça com o avião ainda em rota", explicou o porta-voz do FBI, Richard Kolko.

"Devido ao grau de ameaça [terrorista], o TSA e outras autoridades federais tomaram a decisão prudente de garantir a segurança dos passageiros e da tripulação", acrescentou Kolko.

John Hotard, porta-voz da American Airlines, disse que "o aparelho, um Boeing 767, levava 167 passageiros e 12 tripulantes".

A segurança foi reforçada em aeroportos do mundo inteiro depois do dia 10 de agosto, quando a polícia britânica afirmou ter frustrado um suposto plano terrorista que explodiria aviões comerciais em vôos entre EUA e Reino Unido.

Alarme falso

Uma falsa ameaça de bomba obrigou hoje a Polícia de Segurança Aeroportuária da Argentina a esvaziar um avião da empresa Copa Airlines com cem passageiros que se preparava para viajar ao Panamá.

O fato ocorreu no Aeroporto Internacional de Ezeiza, nos arredores de Buenos Aires, depois que a empresa que administra o terminal aéreo recebeu uma ligação telefônica em que uma pessoa anunciou a colocação de uma bomba no citado vôo, informaram fontes oficiais.

Uma equipe especializada da Polícia de Segurança Aeroportuária mandou o avião seguir para um lugar afastado do terminal. Depois que ficou comprovado que a ameaça era falsa, o avião pode levantar vôo.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Autoridades dos EUA desviam avião de rota após suposta ameaça
  • Polícia suspende alerta de segurança em aeroporto irlandês

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ameaças contra aviões
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página