Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/08/2006 - 19h50

Evo Morales anuncia "nacionalização" de reservas florestais na Bolívia

Publicidade

da France Presse, em La Paz

O presidente socialista Evo Morales anunciou neste sábado o início da "nacionalização" de todas as reservas florestais da Bolívia e um plano "para afirmar a soberania sobre estas regiões e todas as fronteiras do país".

Morales fez esse anúncio no parque Madidi, situado ao noroeste de Bolívia e fronteiriço ao Peru, considerada uma das áreas protegidas com maior biodiversidade do mundo.

"Estamos aqui na fronteira com o Peru para afirmar a soberania sobre nosso território para começar desde hoje a defender o território nacional, a defender a dignidade nacional, a defender nossos recursos naturais", afirmou, sem detalhar as medidas jurídicas que seu governo vai assumir com esse propósito.

A imprensa local havia antecipado que Morales anunciaria um decreto de nacionalização, para reverter ao Estado as concessões para a exploração do petróleo, gás, madeira, ouro e outros recursos naturais outorgados para empresas multinacionais presentes no território.

Segundo a Agência Boliviana de Informação, a nacionalização do Madidi é parte de um grande plano de recuperação e proteção das reservas florestais, exploradas nas zonas limítrofes por habitantes dos países vizinhos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o líder boliviano Evo Moraes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página