Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/08/2006 - 07h31

Ataque suicida mata 15 pessoas e fere 35 em Bagdá

Publicidade

da Efe, em Bagdá
da Folha Online

Ao menos 15 pessoas morreram nesta segunda-feira e outras 35 ficaram feridas em um atentado suicida realizado nas imediações do Ministério do Interior em Bagdá, informaram fontes policiais iraquianas. Ontem, mais de 30 pessoas morreram e 94 ficaram feridas.

O atentado desta segunda-feira ocorreu por volta das 10h30 (3h30 de Brasília) em uma das entradas da sede do ministério, localizado no leste da capital.

Segundo informações do capitão de polícia Ahmed Abdulla, a maioria dos mortos e feridos é formada por guardas de segurança e funcionários do públicos, localizado em uma área muito movimentada e nas imediações de um hospital.

O ataque foi levado a cabo no momento em que ocorria uma reunião de vários responsáveis da área de segurança no ministério, convocada pelo ministro iraquiano do Interior, Jawad Bulani, para analisar o aumento da violência no país nos últimos dias.

O atentado coincide com a visita a Bagdá do ministro da Defesa britânico, Des Browne, que deve reunir-se com diferentes líderes iraquianos para discutir com eles sobre a atual situação do país.

Segundo a embaixada britânica em Bagdá, o ministro se reunirá com o premiê Nouri al Maliki e com o presidente Jalal Talabani, além de outras autoridades.

O atentado demonstra mais uma vez as enormes dificuldades existentes para a aplicação do plano de segurança lançado pelo governo de Bagdá para restabelecer a paz na capital iraquiana.

EUA

Nas últimas 24 horas, seis soldados americanos morreram no Iraque em diferentes ataques, segundo informações do comando militar dos Estados Unidos.

Segundo o comunicado, quatro soldados morreram neste domingo quando o veículo no qual viajavam foi atingido pela explosão de uma bomba.

O ataque ocorreu no norte de Bagdá, diz a nota, que não dá mais detalhes do ocorrido.

Em outro comunicado, o comando militar explica que outros dois soldados morreram também ontem em diferentes ataques na capital iraquiana.

Mais de 2.600 soldados americanos morreram no Iraque desde a invasão do país, em março de 2003.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o conflito no Oriente Médio
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Bagdá
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página