Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/08/2006 - 09h30

Tempestade tropical Ernesto atinge sudeste de Cuba

Publicidade

da Folha Online

A tempestade tropical Ernesto atingiu a costa sudeste de Cuba nesta segunda-feira, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

Segundo o centro, localizado em Miami, o quinto ciclone tropical da temporada atlântica de 2006, que se dirige ao sul da Flórida (EUA) tem ventos de 75 quilômetros por hora.

Pouco antes, o Instituto de Meteorologia cubano informou que a tempestade tropical Ernesto ganhou velocidade durante a noite, com ventos de 85 km/h.

De acordo com este órgão, às 6h (7h de Brasília), Ernesto estava a 19,7 graus de latitude norte e 75,5 graus de longitude oeste, cerca de 40 quilômetros ao sudoeste de Guantánamo e aproximadamente 45 quilômetros ao sudeste da Província de Santiago de Cuba.

Os meteorologistas cubanos prevêem que durante o dia deve haver chuva intensa com "ventos um pouco fortes, ressacas e possíveis inundações litorâneas nas costas orientais".

Fontes do instituto destacaram as dificuldades de acompanhar a evolução de Ernesto ao longo da noite, devido ao enfraquecimento que sofreu no domingo à tarde.

Regiões

A imprensa cubana informou hoje sobre chuva moderada na Província de Guantánamo e ventos de 45 quilômetros em Punta Maisí, no extremo leste da ilha.

Milhares de pessoas já foram removidas nas Províncias do leste do país, onde foram tomadas medidas para salvar a frota pesqueira e as instalações produtivas.

As Províncias de Guantánamo, Santiago, Granma, Holguín, Las Tunas e Camagüey continuam em "fase de alarme", enquanto Ciego de Avila, Sancti Spíritus, Villa Clara, Cienfuegos e Matanzas, no centro do país, estão em "alerta".

Pinar del Río, Havana, Cidade de Havana e o município especial Isla de la Juventud continuam em fase "informativa".

A tempestade tropical Ernesto deixou no domingo forte chuva no Haiti e na República Dominicana, antes de enfraquecer em seu percurso para o litoral de Cuba.

Com Reuters e Efe

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre tempestades tropicais
  • Leia o que já foi publicado sobre furacões
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página