Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2006 - 15h37

Ernesto perde força e se torna depressão tropical nos EUA

Publicidade

da Folha Online

A tempestade tropical Ernesto perdeu força e se tornou depressão tropical nesta sexta-feira enquanto se move para o norte. Apesar de enfraquecer, Ernesto causou chuvas fortes no Estado da Virgínia, inundando ruas e estradas, forçando retiradas e deixando milhares sem energia elétrica.

Ernesto causou a morte de ao menos uma pessoa em decorrência de um acidente de tráfego na Virgínia e uma segunda morte na Carolina do Norte.

Enquanto a tempestade se deslocava para o norte, avisos de inundação eram divulgados em áreas da Pensilvânia, Nova Jersey e do centro de Nova York, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia.

No final da manhã, o centro de Ernesto estava localizado 129 quilômetros a sudoeste de Norfolk, na Virgínia, e se movia a 23 km/h. A depressão tropical deve continuar a se mover para o norte, em direção à Pensilvânia.

Os governadores dos Estados da Carolina do Norte, Virgínia e West Virgínia e o prefeito de Columbia declararam estado de emergência devido a Ernesto.
Na Pensilvânia, o governador Ed Rendell cancelou a campanha e os eventos oficiais desta sexta-feira e a Guarda Nacional foi colocada em alerta.

Em Richmond, na Virgínia, autoridades ordenaram a retirada dos moradores de cerca de 200 casas na região de Battery Park, no norte da cidade.

Carolina do Norte

Em Kinston, cerca de 120 quilômetros ao norte de Wilmington, ruas ficaram alagadas, mas não houve alagamentos de grandes proporções. Alertas de enchentes foram divulgados na área rural da Carolina do Norte.

Um alerta de tornado esteve em vigor nos condados da região centro-leste e ao longo de Outer Banks. Chuvas fortes devem aumentar o nível dos rios Tar e Neuse em diversas cidades do Estado.

No Condado de Beaufort, uma ordem de retirada foi divulgada para cerca de 1.500 famílias, segundo George Sullivan, diretor do Escritório de Gerenciamento de Emergências do condado.

Um alerta de furacão foi cancelado da área do rio South Santee, na Carolina do Sul, até Cape Lookout, 80 quilômetros ao leste de Jacksonville. Um alerta de tempestade tropical foi divulgado de Cape Fear até Currituck Beach.

Depois de passar pela Carolina do Norte e pela Virgínia, Ernesto deve atingir Washington, D.C. ainda nesta noite ou na manhã deste sábado.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades
  • Furacões têm cinco categorias de força e destruição

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre os furacões nos EUA
  • Veja como se forma um furacão
  • Leia o que já foi publicado sobre furacões
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página