Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2006 - 22h12

Oposição impede Fox de apresentar relatório no Congresso mexicano

Publicidade

da Efe, na Cidade do México

Parlamentares da esquerda mexicana impediram na noite desta sexta-feira que o presidente Vicente Fox fizesse a leitura de sua mensagem anual em protesto contra uma suposta fraude eleitoral nas eleições presidenciais ocorridas em julho.

Deputados e senadores de esquerda, em sua maioria do Partido da Revolução Democrática (PRD), tomaram a tribuna do Congresso por considerar que Fox favoreceu uma fraude eleitoral em favor do candidato de seu partido, o conservador Felipe Calderón.

A intervenção levou o presidente a apresentar por escrito seu último relatório de governo.

Enquanto uma centena de parlamentares da oposição ocupavam o local exigindo a retirada das forças policiais e militares que estavam presentes, Fox chegou às instalações para entregar seu relatório anual por escrito.

O senador Carlos Navarrete assumiu seu turno na tribuna para anunciar a medida, que justificou afirmando que a presença militar na casa do Legislativo indicava uma suspensão das garantias constitucionais.

O presidente da mesa diretora da Câmara, Jorge Zermeño, anunciou um recesso da sessão, apesar da negativa dos legisladores de esquerda de se retirarem do local.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições mexicanas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página