Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/10/2000 - 12h37

Iugoslavos querem derrubar lei de controle de imprensa

Publicidade

da France Presse
em Belgrado

A Oposição Democrática da Sérvia (ODS) do novo presidente iugoslavo, Vojislav Kostunica, tenta revogar hoje as leis sobre as universidades e os meios de comunicação.

Kostunica também está buscando uma forma de tirar do poder o atual governo da Sérvia, que está nas mãos do ex-presidente Slobodan Milosevic e seus aliados.

Apesar da ODS, coligação de 18 partidos que derrubou o regime do ex-presidente Milosevic, quase não ter representação no parlamento da Sérvia, quer retirar da Constituição a lei que permite ao governo impor grandes multas aos meios de comunicação.

Esta legislação permitiu a Milosevic eliminar numerosos jornais da oposição e canais de televisão privados.

A ODS também está fazendo pressão para dissolver o parlamento da Sérvia, que se reunirá nesta segunda-feira. A realização de novas eleições legislativas permitirá destruir o último reduto de Milosevic.

No dia 19 de dezembro haverá eleições legislativas antecipadas na Sérvia, informou a agência "Beta", citando Zoran Djindjic, um dos líderes da ODS. Será formado um governo de transição para substituir o atual que, seguramente, será destituído pelo parlamento da Sérvia, acrescentou Djindjic.

"Os partidos políticos representados no parlamento de Sérvia chegaram a um acordo sobre um voto de censura ao governo sérvio, assim como sobre a formação de um governo de transição e a convocação a partir da próxima segunda-feira (16) a
eleições legislativas antecipadas", declarou Djindjic.

Entretanto, esta informação não foi confirmada pela oposição ou por uma fonte oficial.

A ODS exige também a revogação das leis repressoras sobre as universidades e os meios de comunicação, votadas durante a era Milosevic, assim como a renúncia do ministro do Interior da Sérvia, Vlajko Stojiljkovic, acusado de crimes de guerra pelo Tribunal Penal Internacional.

Os estudantes se reuniram hoje, à tarde, em frente a sede do parlamento da Sérvia para exigir que os deputados revoguem a lei da universidade que permite ao governo sérvio escolher os reitores.

Os presidentes da Iugoslávia, Vojislav Kostunica, e de Montenegro, Milo Djukanovic, decidiram reunir durante os próximos dias o Conselho Supremo de Defesa para realizar as mudanças necessárias no Exército do país.

Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página