Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/09/2006 - 12h14

Reino Unido pede prisão preventiva de oito suspeitos

Publicidade

da Folha Online

Um juiz britânico pediu nesta segunda-feira a prisão preventiva por duas semanas de oito suspeitos ligados ao suposto plano terrorista desmantelado pela polícia do Reino Unido no mês passado. De acordo com autoridades, o planto tinha por objetivo explodir em pleno vôo até dez aviões de passageiros com destino aos Estados Unidos.

Todos os suspeitos, com idades entre 18 e 28 anos, compareceram ao tribunal penal londrino de Old Bailey por meio de videoconferência da prisão de segurança máxima de Belmarsh (sul de Londres). Eles são acusados de conspirar para assassinar e preparar atos de terrorismo.

No último dia 10, a polícia britânica disse ter frustrado uma megatentativa de ataque terrorista, que consistia em explodir pelo menos dez aviões. O anúncio gerou caos em aeroportos da Europa, com o cancelamento e atraso de vôos. A polícia prendeu 24 suspeitos.

A idéia seria explodir simultaneamente aviões com destino aos Estados Unidos, usando bagagens de mão como instrumento de transporte para os explosivos.

Os artefatos seriam construídos no Reino Unido, compostos por algum tipo de explosivo líquido, a exemplo dos utilizados nos ataques terroristas ao sistema de transportes londrino em 7 de julho de 2005, quando 52 pessoas morreram e mais de 700 se feriram. Duas semanas depois, o brasileiro Jean Charles de Menezes foi assassinado pela polícia ao ser confundido com um terrorista.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o suposto plano contra dez aviões no Reino Unido
  • Leia o que já foi publicado sobre terror em Londres
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página