Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2006 - 07h38

Irã anuncia sucesso em teste de avião de combate nacional

Publicidade

da Efe, em Teerã
da Folha Online

A força aérea iraniana anunciou que testou nesta quarta-feira "com sucesso" um avião de combate "de construção nacional" chamado Saeqeh [ou Thunderbolt], como parte das manobras militares Impacto de Zulfaghar, iniciadas no último dia 19.

O anúncio do teste bem-sucedido ocorreu um dia após o presidente dos EUA, George W. Bush, comparar o Irã à organização terrorista Al Qaeda, dizendo que Teerã continua sendo o mais ativo governo patrocinador do terrorismo internacional.

"O mais preocupante é o nexo potencial entre armas de destruição em massa e terrorismo que emana do Irã", afirmou.

Segundo a televisão pública iraniana, o avião de combate já faz parte oficialmente da Aeronáutica, após realizar com sucesso um vôo operacional e demonstrar sua capacidade de lançar mísseis ar-terra com precisão.

As autoridades militares disseram que o avião, desenhado e produzido no Irã, aumenta a capacidade das forças do país. "O Saeqeh é semelhante ao caça norte-americano F-5, mas sua capacidade é superior e foi construído no Irã. Nenhum país nos ajudou a produzi-lo", disse o general Attaollah Saleh.

No mês passado, as Forças Armadas do Irã deram início a uma "grande manobra militar" denominada Impacto de Zulfaghar, para "demonstrar sua capacidade defensiva". No último dia 26 iniciou uma nova fase, no norte do golfo Pérsico e no mar de Omã.

Desde o início das operações o Irã tem anunciado periodicamente que testou com sucesso novos tipos de armamentos.

O nome das operações vem do termo "zulfaghar", que significa espada de duas lâminas. É também o nome da espada de Ali, primeiro imã (líder religioso muçulmano) dos xiitas e genro do profeta Maomé.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Irã
  • Leia o que já foi publicado sobre testes de armas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página