Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/10/2000 - 16h09

Pesquisas indicam que Gore caiu e Bush está na liderança

Publicidade

da France Presse
em Washington

A vantagem que Al Gore tinha sobre seu rival George W. Bush desapareceu a 29 dias da eleição presidencial norte-americana, segundo uma pesquisa do "USA Today/Gallup". A pesquisa divulgada hoje dá 49% das intenções de voto ao candidato republicano contra 41% do democrata.

Pela primeira vez desde o começo de outubro, Bush alcança a liderança. Na semana pasada, a mesma pesquisa mostrou um avanço de 11 pontos para Gore (de 40% a 51%).

A última pesquisa entrevistou 769 eleitores no fim-de-semana e tem uma margem de erro de 4%.

Segundo a imprensa norte-americana, esta mudança radical durante uma campanha muito disputada se explica pela perda de credibilidade que Al Gore teve depois dos ataques republicanos que o acusam de fornecer uma versão equivocada da realidade.

O lado republicano ironizou "os erros em série" do vice-presidente e denunciou sua tendência a "exagerar e embelezar seus feitos".

Também reprovaram Al Gore por ter dado a entender que ele é o inventor da internet e que ele e sua esposa Tipper serviram de modelo para o famoso romance Love Story.

Outras sondagens confirmam a mudança do eleitorado ou pelo menos uma clara aproximação entre os dois candidatos. O desempenho de Al Gore foi ligeiramente superior no primeiro debate televisivo realizado em 3 de outubro, segundo as pesquisas.

Uma pesquisa realizada pela "Time/CNN" e divulgada hoje mostra George Bush na frente de Al Gore por dois pontos, 47% contra 45%. A margem de erro é de 4%.

A pesquisa de hoje da "Newsweek" dá uma leve vantagem a Al Gore, 44% contra 43%.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.

    Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

    Leia mais notícias internacionais na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página