Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/09/2006 - 10h41

Incêndio a bordo de submarino russo mata dois tripulantes

Publicidade

da Folha Online

Um incêndio em um submarino nuclear russo ocorrido no mar de Barents, no norte da Rússia, matou dois tripulantes nesta quarta-feira, informou um porta-voz da Marinha da Rússia.

Segundo a Marinha, o incêndio --que ocorreu no painel de controle-- foi controlado às 0h de Moscou (17h de quarta-feira, em Brasília). Não há risco de contaminação radioativa, segundo a Marinha, porque o reator nuclear foi desligado pelos sistemas de proteção.

As duas vítimas são um contramestre de 35 anos e um marinheiro de 28 anos. Ambos morreram após inalar fumaça causada pelo incêndio. Um terceiro marinheiro ficou ferido, mas não corre risco de morte, segundo o comandante-em-chefe da Marinha, Vladimir Masorin.

Segundo ele, o submarino foi rebocado para a sua base, em Vidyayevo, às margens do mar de Barents, onde deve passar por reparos. De acordo com Masorin, a causa provável do incêndio é um curto circuito no painel de controle.

O submarino estava ao norte da península de Rybachiy, perto da fronteira da Rússia com a Finlândia, quando pegou fogo, de acordo com a agência de notícias Interfax.

A segurança em submarinos passou a ser questionada depois que o submarino atômico russo Kursk afundou no mar Barents há seis anos, matando 118 tripulantes.

No ano passado, a Marinha britânica ajudou no resgate de um minissubmarino russo que ficou preso a 600 metros de profundidade no oceano Pacífico.

Em julho passado, a Marinha relatou um vazamento nuclear de um de seus submarinos durante reparos em Vidyayevo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre acidentes com submarinos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página