Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/09/2006 - 15h58

Al Jazira divulga vídeo de Bin Laden com seqüestradores do 11/9

Publicidade

da Folha Online

A emissora de televisão Al Jazira divulgou nesta quinta-feira um vídeo com imagens do líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, reunido com alguns dos seqüestradores dos aviões utilizados nos atentados de 11 de setembro de 2001.

A rede do Qatar afirmou que as imagens são inéditas, mas não explicou como a gravação foi obtida.

O vídeo mostra Bin Laden sentado com seu então braço direito, Mohammed Atef --também conhecido como Abu Hafs al Masri--, e com Ramzi Binalshibh, outro suspeito de planejar os ataques suicidas contra os Estados Unidos há cinco anos.

Atef foi morto por um ataque aéreo americano no Afeganistão em 2001. Binalshibh foi capturado há quatro anos no Paquistão e está atualmente sob a custódia dos EUA, sendo que Washington anunciou nesta semana que pretende levá-lo a julgamento militar.

No vídeo, Bin Laden usa um manto escuro e anda em uma área montanhosa. Sorridente, o chefe da Al Qaeda recebe várias pessoas, apontadas pela emissora como seqüestradores envolvidos no 11 de Setembro.

A Al Jazira disse que a fita mostra a "vida cotidiana" de integrantes da Al Qaeda, com treinamentos e preparações para ataques nas montanhas do Afeganistão.

O vídeo também contém partes de "testamentos" gravados de dois seqüestradores do 11 de Setembro --Wael al Shihri e Hamza al Ghamdi.

"Se nós aceitarmos nossa humilhação (...) as pegadas do inimigo irão se espalhar de Jerusalém até Meca", afirma um homem identificado como Hamza al Ghamdi.

A gravação foi a quarta de uma série de longos vídeos que a Al Qaeda divulgou para lembrar os ataques de 11 de Setembro contra as torres gêmeas do World Trade Center e o Pentágono nos últimos anos, afirmou Ben Venzke, chefe da IntelCenter, companhia americana privada que monitora o tráfego de mensagens de extremistas e presta serviço de inteligência na área de contraterrorismo para o governo americano.

As fitas anteriormente divulgadas foram exibidas em abril e setembro de 2002 e setembro de 2003, cada uma delas com cenas do planejamento dos atentados suicidas e testemunhos de alguns dos seqüestradores dos aviões, afirmou Venzke.

De acordo com a IntelCenter, as cenas de Bin Laden transmitidas hoje nunca foram exibidas anteriormente.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Chefe da Al Qaeda no Iraque faz novas ameaças a americanos
  • Senado dos EUA destina US$ 200 mi para capturar Bin Laden

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Osama bin Laden
  • Leia o que já foi publicado sobre vídeos da Al Qaeda
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página