Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2006 - 17h49

Premiê iraquiano inicia visita oficial ao Irã nesta terça-feira

Publicidade

da Efe, em Bagdá
da Folha Online

O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al Maliki, viajará nesta terça-feira a Teerã para discutir com o governo iraniano o processo político e a segurança no Iraque, informaram fontes do gabinete iraquiano.

A visita de Al Maliki, a primeira desde a formação do governo, em 20 de maio, estava prevista para hoje, mas foi adiada em razão dos preparativos de uma viagem que o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, realizará pela América Latina esta semana, informou neste domingo a agência iraniana Irna.

Segundo as fontes do escritório de Al Maliki, a visita, que durará dois dias, acontece depois da recente viagem de uma delegação de altos funcionários iraquianos a Teerã, encabeçada pelo vice-presidente do Parlamento, Barham Saleh.

Segundo fontes oficiais, esta visita tem o objetivo de insistir na determinação do Iraque de manter relações amistosas e equilibradas baseadas no interesse mútuo, no respeito da soberania de ambos os países e na não-intervenção nos assuntos internos da outra parte.

Al Maliki, que é xiita, tem laços próximos com o Irã --país majoritariamente xiita.

O escritório do primeiro-ministro não deu detalhes sobre a agenda da visita.

Em julho de 2005, o então primeiro-ministro iraquiano, Ibrahim al Jaafari, fez uma visita ao país --a primeira desde a invasão americana de 2003, que derrubou o ditador do país, Saddam Hussein.

O Iraque vem buscando reaproximação com o Irã desde a queda de Saddam. Entre 1980 e 1988, a guerra ocorrida entre os dois países deixou mais de um milhão de mortos em ambos os lados.

Com agências internacionais

Especial
  • Veja o que já foi publicado sobre Nouri al Maliki
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob Tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página