Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2006 - 18h23

Rice agradece ao Canadá por ajuda após o 11 de Setembro

Publicidade

da France Presse, em Halifax (Canadá)

A secretária americana de Estado, Condoleezza Rice, agradeceu nesta segunda-feira o Canadá por sua ajuda nos primeiros momentos após os atentados de 11 de setembro de 2001.

Rice viajou a Halifax, na costa atlântica canadense, para entregar uma mensagem de gratidão do povo americano e do presidente George W. Bush pela ajuda do Canadá e de seus habitantes às dezenas de milhares de passageiros de vôos desviados após os ataques.

O ministro canadense das Relações Exteriores, Peter MacKay, que recebeu Rice, lembrou que 225 aviões haviam sido desviados para 15 aeroportos canadenses e que o Canadá havia ajudado mais de 40 mil passageiros, alguns dos quais foram acolhidos por famílias canadenses.

"Vocês mostraram competência e profissionalismo, mas também uma compaixão que o povo americano não esquecerá", declarou Rice, visivelmente emocionada.

"Nossas vidas mudaram para sempre depois daquele dia, pois para os Estados Unidos e para o mundo inteiro o sentimento de vulnerabilidade que nasceu da tomada de consciência de que nossos céus podiam ser invadidos pelo terror perdura até hoje", acrescentou.

Rice leu uma mensagem do presidente Bush ao povo canadense. "Neste quinto aniversário dos atentados de 11 de Setembro, os americanos se lembram da bondade e da generosidade de todos os canadenses, que ajudaram nosso país quando ele precisava de ajuda", disse Bush na mensagem.

Os ataques "nos mostraram que nenhuma nação é totalmente protegida contra o terrorismo, e que enfrentamos uma ameaça que exige uma resposta conjunta e unida", prosseguiu Peter MacKay.

"É por isso que trabalhamos estreitamente com os Estados Unidos para proteger nossas fronteiras e nossas comunidades contra o terrorismo. É por isso que o Canadá participa ativamente da missão da Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte] no Afeganistão", acrescentou o chanceler canadense.

Leia mais
  • Ataques de 11/9 são considerados ápice do terrorismo global

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre os cinco anos do 11/9
  • Enquete: EUA podem sofrer novo ataque como os registrados em 11/9?
  • Veja galerias de imagens do 11 de Setembro
  • Veja como foi o ataque às torres gêmeas em NY
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página