Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2008 - 08h10

Etiqueta nos obriga a fingir ser amável; ouça 02 Neurônio

da Folha Online

As boas maneiras indicadas pela etiqueta fazem as pessoas fingir que são educadas, mas quando a falsidade é por uma boa causa, ela é bem vista.

Este assunto será abordado por Nina Lemos, Raq Affonso e Jô Hallack na coluna 02 Neurônio desta segunda-feira (19) no caderno Folhateen (conteúdo exclusivo para assinantes do jornal e do UOL), desta segunda-feira (19). Ouça outros podcasts do 02 Neurônio.

02 Neurônio

Jô Hallack diz que o trio se assusta em ver como as pessoas se importam em manter a pose. "A gente sempre achou que etiqueta era uma coisa cafona, tinha datado e não existia mais", declara.

Segundo a colunista, ter educação é dever de todas as pessoas, mas o trio quer lançar o "movimento contra etiqueta", que permite o não comparecimento em festa de quem não se gosta, além de não precisar telefonar no dia seguinte para se justificar e nem mandar flores.

Hallack diz que a falsidade é perdoada quando usada em prol de um bom motivo e cita o caso daqueles que magoam os outros, porque querem falar a verdade, mesmo quando não solicitados.

"A gente odeia os sincerinhos de plantão, aquelas que pessoas que estão esperando um momento de te contar uma boa verdade. Sempre começam a conversa com a seguinte frase: eu sei que você não perguntou, mas seu cabelo está horrível; ele não gosta de você; você está precisando emagrecer", diz.

Quer ser avisado dos podcasts do 02 Neurônio? Basta utilizar seu canal em RSS. Para aprender a mexer no RSS, clique aqui.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página