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04/08/2008 - 16h59

Comerciais tomam conta de TV por assinatura; ouça Maria Inês Dolci

da Folha Online

Por que alguém contrata serviços de TV por assinatura? A primeira reposta é quase óbvia: a grade da TV aberta é de graça, mas muito ruim. No entanto, esses canais pagos exibem uma verdadeira maratona de comerciais em suas programações.

As informações são de Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Pro Teste, colunista da Folha e responsável por um blog da Folha Online. Ouça outros podcasts com a participação da advogada.

Maria Inês Dolci

Segundo Dolci, as pessoas pagam pelo serviço para ter acesso à variedade de conteúdos produzidos em várias partes do mundo. "Pagamos para ver filmes e seriados sem a interrupção constante dos comerciais, certo? Errado", diz a colunista.

Para advogada os comerciais tomaram contas das emissoras oferecidas na TV por assinatura. "E você, que paga pelo serviço, não entende porque a TV aberta vive somente da publicidade que exibe, e a TV a cabo, além da publicidade, nos cobra mensalidades."

Isso é uma forma desleal de concorrência, uma dupla cobrança, afirma a colunista. De acordo com ela, a programação teve uma queda de qualidade. Dolci conta que um casal de amigos e a filha adolescente acompanhavam na HBO o seriado "Terapia", que foi interrompido de repente.

"O nome disso é desrespeito, desconsideração, má prestação de serviços. Está mais do que na hora da Anatel, agência que faz tudo que as teles e operadoras gostam, pensar no consumidor. Um pouquinho que seja, fingir ao menos que é um órgão regulador e colocar ordem na casa das TVs por assinatura", declara a colunista.

Dolci afirma que um serviço desses deveria ser muito mais cuidadoso com sua grade de programação e com o que oferece aos seus telespectadores. "Mas não, o negócio é cobrar o ponto extra e os consumidores que se danem. Esse programa lamentável não tem nada de novo no Brasil", conclui a advogada.

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Comentários dos leitores
Aldemir Bispo (5) 12/09/2007 02h37
Aldemir Bispo (5) 12/09/2007 02h37
MANAUS / AM
Algo tem que ser feito para retirar o consumidor da cova dos leões que avançam vorazes contra os indefesos. Em Manaus, lastima-se como também no resto do país pela falta de pudor nas ações executadas pelos poderosos grupos comerciais varejistas.
O Carrefour por exemplo, pratica inúmeros golpes nos consumidores relegados a segundo plano. Vítimas constantes não conseguem se livrarem das investidas fulminantes, seja pagando taxas ocultas, ou as tais de manutenção cada vez que é emitido o extrato mensal de compras. O tratamento aos clientes em sua loja central da capital do Amazonas, está visível no desconforto sem ar-condicionado, nas embalagens dos saquinhos plásticos para transporte do que é comprado no estabelecimento e nas vendas de alguns produtos sem o respaldo de garantia da qualidade.
Casos existem : Como o da compra por parte de um cliente do, nobreak da marca forceline, usado! Embora fosse embalado normalmente como novo. Fato ocorrido a pouco mais de um mês. O equipamento foi detectado como defeituoso em não aceitar recarga, no décimo oitavo dia de uso. O parecer da loja foi de não realizar a troca. A fábrica enviou as peças do reparo para a assistência técnica.
A C & A é outra que cobra taxas e serviços embutidos e os coloca no extrato das compras mensais. Numa armadilha que envolve os menos atentos que acabam pagando pelos serviços não contratados. É preciso tomar medidas urgentes para coibir esses atentados aos consumidores.
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J. R. (1032) 11/10/2009 08h18
J. R. (1032) 11/10/2009 08h18
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Parabéns à Argentina pela nova lei das telecomunicações, reservando 2/3 do espaço para a educação. Nossos vizinhos estão avançando mais rapidamente nas leis do que nós, preocupados em fazer CPI´s eleitoreiras e esquecendo das reformas necessárias ao país.
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Alexandre A Marques (29) 26/11/2008 15h42
Alexandre A Marques (29) 26/11/2008 15h42
no brasil ocorre a malandragem da tv também produzir.
uma coisa é transmitir outra é produzir conteudo.
isso já era para ter sido modificado a muito tempo.
que pena eu tenho de nós.
pelo menos, nao assisto tv aberta a muuuito anos, assino tv e banda larga, uso o computador desde os primordios, sou um leigo em assunto televisivo, ainda bem. ironico é que fico sabendo das coisa antes.
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marxy martinuzo (8) 26/11/2008 12h48
marxy martinuzo (8) 26/11/2008 12h48
Não aguento mais comercial... tudo bem que a tv aberta vive disso, mas e os canais fechados, o absurdo de mensalidades por um monte de canais inúteis ja não é suficiente? é muita propaganda e pouca programação, até os canais de filme só sabem reprisar, nada de novo... Abaixo os canais. Depois não compreendem porque a internet esta tirando a audiencia da TV. Desculpem o desabafo, mas eu só uso a TV pra assistir filmes em DVD..informação não falta na net, revistas e jornais...que tem muita propaganda tb...mas é só virar a página... 3 opiniões
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