Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/12/2008 - 19h35

Fotógrafo relata dificuldade no manuseio de equipamentos na Antártida

da Folha Online

Capturar boas imagens sob baixas temperaturas não será tarefa nada fácil para o repórter fotográfico Toni Pires. Ele e o colunista Folha e blogueiro da Folha Online, Marcelo Leite, estão em Punta Arenas (Chile) esperando que o tempo melhore para que possam embarcar para a Antártida.

Veja cobertura da expedição brasileira na Antártida.

Fotógrafo relata dificuldade no manuseio de equipamentos na Antártida

Os jornalistas irão acompanhar o grupo de pesquisadores brasileiros que está no continente para investigar as variações do clima e da composição química da atmosfera nos últimos cinco séculos.

A dupla deverá enfrentar 25ºC negativos com uma sensação térmica bem mais hostil. Segundo Pires, será preciso usar roupas especiais e quatro camadas de luvas, o que dificulta o manuseio da câmera.

"Outro desafio é a manutenção do equipamento, pois nessas temperaturas as baterias não liberam cargas. No popular dizemos que as baterias não seguram cargas, mas é o contrário. Elas estão carregadas, mas não liberam para a câmera ou para os computadores", explica.

O repórter fotográfico utilizará tecnologia via satélite para enviar fotos ao jornal e à Folha Online. De acordo com ele, a intenção é organizar uma linguagem visual que seja atraente e informativa. Pires irá acompanhar os trabalhos diários dos pesquisadores e também a rotina em um acampamento de pesquisa.

Esta é a segunda vez que o repórter fotográfico viaja à Antártida. Em dezembro de 2001, ele o hoje editor de Ciência da Folha, Cláudio Ângelo, acompanharam os trabalhos da Marinha e dos pesquisadores brasileiros no continente.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página