Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2009 - 10h12

Bebês devem usar protetor solar específico

da Folha Online

Sol, calor e mar. Apesar de ser o cenário ideal para quem quer passar as férias na praia com os filhos, o ambiente apresenta perigo para a pele das crianças, principalmente para os bebês com menos de seis meses.

O dermatologista, Carlos Eduardo Nunes, do Hospital Nove de Julho, alerta sobre irritações na pele e os cuidados que os pais devem tomar nessa época do ano. Segundo ele, os bebês devem usar somente protetor solar físico, ou seja, que não contém nenhuma química.

Bebês devem usar protetor solar específico

Nunes diz que esses protetores são difíceis de serem encontrados e que para saber se o produto é o ideal, basta olhar na embalagem se está escrito físico ou 100% mineral. "Isso é para minimizar o risco de irritação na pele do bebê que é muito frágil, muito delicada".

De acordo com o dermatologista, também é importante reaplicar o filtro solar a cada duas horas, pois diversos fatores interferem na eficácia do produto. "Uma criança que joga bola ou que corre muito precisa reaplicar o protetor solar."

Em relação aos protetores solares coloridos, Nunes destaca que eles aumentam o risco de alergias porque contém perfume e corante na composição. "A única vantagem é que você sabe onde aplicou", diz.

Para amenizar a irritação causada pelo protetor ou pelo calor, o médico diz que os pais devem fazer compressas geladas de chá de camomila e procurarem um dermatologista em seguida.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página