Reuters
20/12/2002 - 12h29

Choques entre israelenses e palestinos deixam dois mortos

da Reuters, em Gaza

Soldados israelenses invadiram hoje cidade de Deir Al Balah, na faixa de Gaza, matando um homem armado, e ativistas palestinos mataram um israelense perto de uma área de assentamentos judaicos.

Os soldados demoliram várias casas em Deir Al Balah. Testemunhas disseram que Majdi Moussa, um homem que atirou contra os militares, foi morto.

Horas depois, palestinos armados dispararam contra um veículo israelense na faixa de Gaza. Um israelense morreu.

O Jihad Islâmico (grupo terrorista palestino, que prega desde os anos 70 a destruição de Israel e a criação de um Estado palestino islâmico)assumiu a autoria do ataque.

Enquanto isso, mediadores de paz para o Oriente Médio se preparavam para uma reunião em Washington (EUA).

Na política interna israelense, pesquisas de opinião dos dois maiores jornais do país mostraram que o escândalo de corrupção envolvendo o partido Likud (direitista), do primeiro-ministro Ariel Sharon, o haviam feito perder votos para as eleições gerais de 28 de janeiro.

Alguns membros da legenda são acusados de cobrar propinas e favores durante a votação que determinou a lista de candidatos do Likud ao Parlamento.

Mas os números das pesquisas mostravam que a legenda ainda era a favorita para encabeçar o próximo governo.

O pleito em Israel promete adiar os esforços do quarteto de mediadores para o Oriente Médio, que tenta concluir um plano de paz que coloque fim aos mais de dois anos de conflitos na região.

O quarteto (EUA, União Européia, Rússia e Organização das Nações Unidas) reúne-se em Washington amanhã. Os norte-americanos já deram sinais de que concordam com o pedido de Israel de adiar o processo para depois da eleição israelense.

Os palestinos também marcaram um pleito presidencial e legislativo para janeiro, para amanhã. No entanto, o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Iasser Arafat, que deve concorrer à reeleição, recebe pressões de autoridades do seu próprio governo para adiar a votação, dificultada em razão da ocupação das principais cidades palestinas pelas forças israelenses.

Outros destaques:
  •  Imprensa é partido de oposição na Venezuela, diz assessor do PT

  •  Explosão de carro-bomba mata ao menos quatro na Colômbia

  •  Vaticano admite limitações do papa Pio 12 para ajudar judeus

  •  Militantes presos na França planejavam ataque, diz governo

  •  Três mulheres são mortas na Caxemira após ordem de uso do véu

  •  Dezoito policiais morrem em emboscada na Índia

  •  Comitê palestino recomenda que eleições sejam adiadas

  •  EUA e Reino Unido sonegam informações, diz inspetor-chefe da ONU

  •  Blair pede que tropas se preparem para possível guerra


  • Leia mais notícias de Mundo
     

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca