Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/12/2002 - 10h37

Explosão de carro-bomba mata ao menos quatro na Colômbia

da Folha Online

Ao menos quatro pessoas morreram e três ficaram gravemente feridas hoje na explosão de um carro-bomba na cidade de Cúcuta (585 km a noroeste de Bogotá), na Colômbia, afirmou uma fonte policial.

De acordo com o coronel Edgar Vale, comandante da polícia do norte de Santander, cuja capital é Cúcuta, a explosão do carro ocorreu por volta das 6h30 (9h30 em Brasília) no bairro de Belén, na periferia da cidade.

A explosão danificou um quartel policial, casas e lojas num raio de dois quarteirões.

O comandante da polícia afimou que na ação morreram dois agentes da instituição, um civil e um suposto guerrilheiro do Exército de Libertação Nacional (ELN), que foi abatido pelos policiais após a explosão do carro-bomba.



Na terça-feira passada (10), 58 pessoas ficaram feridas em Bogotá (Colômbia) na explosão de um carro-bomba carregado com 50 quilogramas de explosivos em frente a uma delegacia de polícia. Suspeita-se que o ataque tenha sido realizado por guerrilheiros.

Um dia antes, um carro-bomba explodiu no estacionamento de um supermercado num setor residencial na Zona Oeste de Bogotá. O alvo do atentado, segundo as autoridades, era um posto da polícia.

A explosão do carro-bomba causou grandes danos num raio de 300 metros, destruindo vidros e paredes dos prédios próximos. No posto policial, apenas uma das placas de vidro à prova de balas se soltou. Apesar do impacto, a maior parte das vítimas ficou apenas levemente ferida.

A polícia acha que ambos atentados possam ser de autoria da guerrilha Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), que é o maior grupo guerrilheiro de esquerda do país, com cerca de 17 mil homens.

Em meio a uma guerra de 38 anos, alguns destes ataques inicialmente atribuídos a guerrilheiros são, na verdade, realizados por grupos criminosos que pretendem extorquir comerciantes.

Em outubro, supostos guerrilheiros das Farc detonaram um táxi carregado com 50 quilos de explosivos, atrás da sede da Polícia Metropolitana de Bogotá, no centro da capital colombiana. Duas pessoas morreram e 36 ficaram feridas no episódio.

Com agências internacionais

Outros destaques:
  •  Imprensa é partido de oposição na Venezuela, diz assessor do PT

  •  Explosão de carro-bomba mata ao menos quatro na Colômbia

  •  Papa autoriza beatificação de madre Teresa de Calcutá

  •  Choques entre israelenses e palestinos deixam dois mortos

  •  Três mulheres são mortas na Caxemira após ordem de uso do véu

  •  Dezoito policiais morrem em emboscada na Índia

  •  Blair pede que tropas se preparem para possível guerra


  • Leia mais no especial Colômbia
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade