Folha Online sinapse  
29/10/2002 - 02h53

Escute trechos da trilha sonora de "Cidade de Deus"

da Folha de S.Paulo

Duas partes distintas compõem a trilha sonora de "Cidade de Deus" —longa-metragem de Fernando Meirelles e Kátia Lund escolhido para representar o Brasil com uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2003.

A primeira é um samba-funk instrumental, em seis faixas originais, cujo ápice de ritmo e velocidade é "Morte Zé Pequeno", a música mais curta do CD, de 1min10seg de duração. Essa parte foi composta por Antônio Pinto e Ed Côrtes, que trabalharam juntos na trilha de "Abril Despedaçado". A segunda parte é de gravações de "malandros" como Cartola (com "Preciso Me Encontrar" e "Alvorada), Wilson Simonal (com a ótima "Nem Vem que Não Tem") e Raul Seixas (com a clássica "Metamorfose Ambulante"). Sete faixas das que mais tocaram no Brasil dos anos 60 e 70.

Em ambos os casos, o que se pretende, com relativo sucesso, é trazer o discurso de morros cariocas, seja pelos clássicos das rádios de ontem (e suas letras), seja pelo simples ritmo. Integrado à linguagem do filme, a ginga e o batuque mostram que nem sempre é necessário uma orquestra para conseguir uma boa trilha.

Para finalizar o CD, o remix "Batucada" transforma o samba-funk das composições originais em um samba-tecno, sem decepcionar, e sugere que, em um mercado cheio de estilos repetidos e copiados, a graça pode estar justamente em combinações aparentemente incompatíveis.

Abaixo, escute trechos das canções originais do filme, cedidos pela gravadora BMG.

- Meu Nome É Zé
- Vida de Otário
- Funk da Virada
- Estória da Boca
- A Transa
- Convite para Vida
- Morte Zé Pequeno
- Batucada (remix por DJ Camilo Rocha & DJ Yah)

Leia mais:
- Veja galeria de fotos de filmes brasileiros
- O cinema nacional é nosso
- Conheça o caminho para se familiarizar com o cinema brasileiro
- Confira a biblioteca básica do cinema brasileiro
- Leia trecho do roteiro de "Terra em Transe", filme de Glauber Rocha

     

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).