Folha Online sinapse  
29/07/2003 - 02h46

Surto de melancolia

IVAN MIZIARA
especial para a Folha de S.Paulo

Moacyr Scliar é mesmo um autor versátil. Em "Saturno nos Trópicos - A Melancolia Européia Chega ao Brasil" (Companhia das Letras, 2003, 274 págs., R$ 29), ele faz um retrospecto de uma epidemia que, embora atinja um grande número de pessoas, nunca recebeu a devida atenção.

Partindo do livro do inglês Robert Burton "A Anatomia da Melancolia", publicado em 1631, Scliar faz uma interessante descrição das origens da "obsessão pela melancolia", uma das marcas registradas da modernidade.

Culto e erudito, o autor trafega por temas tão amplos quanto a história das epidemias, a literatura e a política, cobrindo desde a Antiguidade até os tempos modernos.

Como pano de fundo para esse amplo painel histórico, o autor mostra como o sentimento melancólico —muitas vezes confundido com o famoso "spleen" ou, mais atualmente, com a depressão— permeou a aventura humana através dos séculos, até chegar ao Brasil (um país sempre tido como "alegre").

Nestes tempos pós-modernos e pós-Prozac, em que impera a chamada globalização, a leitura de "Saturno nos Trópicos" é fundamental para que entendamos um pouco mais sobre nós mesmos.

Leia mais
  • Leituras Cruzadas: Pestes, pragas e epidemias
  • Leia introdução de "A Assustadora História das Pestes & Epidemias"

         

  • Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).