Folha Online sinapse  
28/10/2003 - 02h54

Confira o gabarito do teste de poesia brasileira

da Folha de S.Paulo

Confira abaixo o gabarito do teste de poesia brasileira, publicado no Sinapse de 28 de outubro de 2003. Para ler poesias de autores citados, clique aqui.

1. B) João Alexandre Barbosa sintetiza, em "João Cabral de Melo Neto" (Publifolha, 112 págs., R$ 12,90), o jogo de linguagem que está contido no título do poema: "De fato, o nome escolhido, 'severina', passando de próprio (de Severino) a comum (de todos) e, daí, a abstrato (ao nomear uma condição), é o que articula os dois termos —morte e vida— que semeiam o percurso do retirante".

2. B) Cecília Meireles (1901-1964) é autora do livro "Ou Isto ou Aquilo", publicado em 1964. Autora, entre outros, de "Romanceiro da Inconfidência", ela tinha pleno domínio das técnicas poéticas e uma linguagem refinada. Nos poemas infantis, esse domínio é usado para brincar com as palavras.

3. D) Vinicius de Moraes, cujos 90 anos de nascimento foram comemorados no dia 19 de outubro, escreveu certamente os melhores sonetos brasileiros. "Soneto da Fidelidade" tornou-se bastante popular e foi publicado, originalmente, no livro "Poemas, Sonetos e Baladas", de 1946.

4. D) O poema "Os Sapos", de Carnaval, como lembrou depois o próprio poeta, em seu "Itinerário de Pasárgada", "estava a calhar como número de combate". Nesse poema, ele diz: "O sapo-tanoeiro,/ Parnasiano aguado./ Diz: 'Meu cancioneiro/ É bem martelado.// Vede como primo/ Em comer os hiatos!/ Que arte! E nunca rimo/ Os termos cognatos.'"

5. B) "Na Rua Aurora Eu Nasci" é um dos poemas mais famosos do autor, do livro "Lira Paulistana". O trecho citado na alternativa "a" é de "Primeiros Anos", de Ferreira Gullar; na "c", é de "Autobiografia de Um Só Dia", de João Cabral de Melo Neto; e na "d", é de "Memória", de Murilo Mendes.

6. C) Esses dois poemas de Drummond alcançaram uma enorme popularidade, e os versos iniciais (citados na resposta) passaram a ser repetidos em vários contextos.

7. C) O poema está no livro "Elefante" e, como observou Roberto Schwarz, ele "é tudo o que cala e que terá precedido a adversativa do título: a enciclopédia das objeções que os proprietários fazem aos sem-propriedade, obrigados a trabalhar para ele, à qual no caso só escapa a virtude menor que tem uma mocinha de não ser muito suja".

8. D) O "Manifesto" foi lançado em 1924. Nele, Oswald de Andrade (1890-1954) defendia a criação de uma poesia baseada na revisão crítica de nosso passado e na valorização da pluralidade cultural brasileira.

9. B) A "poesia marginal" foi assim designada pelos críticos pois, diante da dificuldade de publicar seus livros em grandes editoras, os jovens autores procuraram alternativas, como mimeógrafos ou edições artesanais.

10. B) A descrição foi feita por Haroldo de Campos em 1983. A alternativa "a" se refere a Ferreira Gullar e foi escrita por Leminski em 1986; a alternativa "c" é a primeira visão que Pedro Nava teve de Drummond; a "d" é a descrição que Antonio Candido fez de Vinicius de Moraes em 1959.

Leia mais
  • Teste: Você rima amor com dor?
  • Leia poemas de autores citados no teste

         

  • Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).