Folha Online sinapse  
28/10/2003 - 03h18

Origem histórica está ligada à religião

RÔMULO NEVES
free-lance para a Folha de S.Paulo

As três primeiras universidades —na atual concepção do termo— fundadas no Ocidente foram a de Salerno, a de Bolonha (Itália) e a de Paris (França), entre os anos de 1100 e 1170.

A formação dessas primeiras universidades ocorreu tanto em composição como em contraposição à igreja e aos valores religiosos. As universidades surgiram diretamente da evolução da organização de escolas religiosas, mas em muitos casos o estímulo para sua formação era justamente a busca da autonomia em relação aos interesses corporativos da Igreja Católica.

Mesmo assim, essas jovens universidades sempre tiveram de manter uma boa relação com a instituição para evitar represálias, como a condenação de teses da Universidade de Paris em 1277, que resultou numa diminuição de sua autonomia. Além disso, a maior parte do público apto a frequentá-las vinha de famílias com formação religiosa e, muitas vezes, clerical.

Em 1592, os jesuítas fundaram a Universidade do Brasil, a primeira universidade nacional, mas a instituição não foi reconhecida oficialmente e parou de funcionar em poucas semanas.

Leia mais
  • Budistas na universidade

         

  • Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).