Folha Online sinapse  
16/12/2003 - 02h30

Teste: "Afinal, o que é o Natal?" (gabarito)

da Folha de S.Paulo

Veja abaixo as respostas do teste "Afinal, o que é o Natal?", sobre a história e as tradições das festas natalinas. Para fazer o teste, clique aqui.

1. D) A Missa do Galo é celebrada à meia-noite porque, segundo a tradição, Jesus teria nascido nesse horário. Para os católicos, o costume começou com o papa Telésforo, no século 2º. O nome Missa do Galo vem do fato que a única vez em que um galo cantou à meia-noite foi na noite em que Jesus nasceu, diz a lenda. Em algumas aldeias portuguesas e espanholas, era costume levar o galo para a igreja para que o animal cantasse durante a missa. Quando o galo cantava, era prenúncio de boas colheitas.

2. A) O costume de pôr presentes sob a árvore de Natal começou durante o reinado de Elizabeth 1ª, filha de Henrique 8º, na Inglaterra, no século 16. Ela promovia festas natalinas e recebia muitos presentes. Como era praticamente impossível receber diretamente todos os presentes que lhe eram dados, adotou-se o costume de deixá-los sob uma grande árvore de natal montada nos jardins do palácio.

3. D) Os cartões de Natal surgiram na década de 40 do século 19, na Inglaterra. O artista plástico e livreiro John Callicot Horsley, a pedido do então diretor do Museu Britânico, sir Henry Cole, criou desenhos natalinos em um cartão com espaço para escrever mensagens de boas festas.

4. C) Antes que se difundisse dos países do norte da Europa para o resto do mundo, após a Primeira Guerra Mundial, a árvore fazia parte dos costumes pagãos dos antigos povos nórdicos. Eles consideravam o pinheiro um símbolo de vida porque permanece verde no inverno.

5. C) Também comemorado em 25 de dezembro, Oxalá, considerado o "pai" dos orixás, é representado em alguns terreiros pela imagem do coração de Jesus. Sem liberdade religiosa, os escravos eram obrigados a cultuar os santos católicos. Para não abandonar suas crenças, estabeleceram uma analogia entre os santos e os orixás. Toda vez em que estivessem rezando em frente à imagem de Jesus, estavam na verdade cultuando Oxalá.

6. C) A mirra é uma erva amarga, que representaria o sofrimento de Jesus como o salvador. Hoje, a resina da mirra é usada como incenso, em perfumes e em unguentos. Além dessa erva, os três reis magos deram de presente ao menino Jesus ouro, simbolizando a realeza do filho de Deus, e incenso, em alusão à sua divindade.

7. D) A ceia de Natal representa e relembra a Santa Ceia do Senhor, realizada um dia antes da morte de Cristo, quando ele e seus discípulos comemoraram a Páscoa dos judeus.

8. B) O hábito de comer peru no Natal surgiu em Plymouth, Massachusetts, nos EUA, em 1621. Nesse ano, no Dia de Ação de Graças, serviu-se peru selvagem, criado pelos índios mexicanos, como prato principal. Os espanhóis os levaram para a Europa por volta do século 16. Nessa época eram servidos gansos, cisnes e pavões, aves nobres. O peru, além de ser mais barato, ganha peso mais facilmente.

9. A) O panetone foi servido pela primeira vez à mesa do duque Ludovico, o Mouro, no castelo da família Sforza, em Milão, no Natal de 1495. O duque apreciou muito o novo pão doce criado pelo cozinheiro Antonio Toni e mandou que a receita fosse distribuída entre todos os confeiteiros da cidade. O pão de Toni ficou conhecido como panetone.

10. D) Acredita-se que a origem do Papai Noel esteja ligada ao bispo são Nicolau, que viveu na Ásia Menor, no século 4º. Segundo a lenda, o bispo dava presentes às crianças pobres, deixando-lhes pacotes enquanto dormiam.

11. C) Os magos Gaspar, Baltazar e Belquior, que, segundo a tradição, eram reis, foram à procura do menino Jesus guiados por uma estrela. "Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente Médio e vimos adorá-lo" (Mt 2,2).

12. B) Os presentes dos reis magos para o menino Jesus deram origem à tradição de dar presentes na época de Natal. Segundo alguns historiadores, no entanto, o costume tem origem pagã na Roma antiga. Nas Saturnálias, festas em homenagem ao deus Saturno, realizadas em meados de dezembro, era comum as pessoas trocarem velas de cera e estatuetas ou bonecas de terracota.

13. C) Devido à vegetação seca, muitos sertanejos fazem árvores de Natal com galhos secos cobertos de algodão, que representa a neve. O pinheiro não é vegetação típica da caatinga e não se adapta ao clima semi-árido.

Leia mais
  • Teste: "Afinal, o que é o Natal?"
  • Leia trecho de "Natal - Tradições, Histórias e Curiosidades"

         

  • Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).