Folha Online sinapse  
27/04/2004 - 02h56

Um manual para assistir à TV

FERNANDO EICHENBERG
free-lance para a Folha de S.Paulo, de Paris

Uma pesquisa realizada na França em 2003 pelo Instituto Médiamétrie revelou que a televisão ocupa o primeiro lugar entre as atividades de crianças e jovens de 4 a 14 anos, com o tempo médio de 2h16 diárias.

O resultado da sondagem foi mais um elemento de estímulo para que o Ministério da Educação francês elaborasse o manual "Televisão, Modo de Emprego", um guia para ensinar os alunos a "assistir inteligentemente à televisão". "A escola tem a responsabilidade de educar os jovens a decodificar a televisão, exercer seu espírito crítico e se tornar telespectadores ativos e lúcidos", disse o ministro do Ensino Escolar, Xavier Darcos, na ocasião do lançamento do manual, no mês passado.

O livro, apresentado como ferramenta pedagógica, aborda 20 temas, de desenhos animados a discussões sobre a veracidade de informações. Cada tema é tratado com um texto explicativo e com propostas de atividades pedagógicas.

Para entender os segredos e as trapaças da montagem, por exemplo, os alunos são solicitados a realizar uma filmagem criando uma realidade inexistente e também uma entrevista com trucagem, alterando o sentido das falas. Na cobertura de eventos esportivos, o manual alerta os estudantes para o tratamento cada vez mais "espetacular" e para a relação cada vez mais íntima e dependente entre esporte e dinheiro.

Na proposta pedagógica, os alunos devem atentar para o espaço e a natureza da publicidade nas transmissões esportivas.

Discordante da idéia "um tanto ingênua" de que a televisão pode ensinar, o diretor do canal France 5, Jean-Pierre Cottet, define no livro a televisão como uma mídia de massa que, seja qual for o conteúdo dos programas veiculados, se dirige ao telespectador de maneira anônima e unívoca: "Funciona mais como um tipo de 'máquina ideológica', sem criar verdadeiramente um sistema de pensamento, mas se apropriando de todos aqueles ao redor para misturá-los, deformá-los, destruí-los ou amplificá-los".

"Televisão, Modo de Emprego" será distribuído gratuitamente aos estabelecimentos escolares franceses que o solicitarem. Para as escolas dotadas de acesso de banda larga à internet, o site www.lesite.tv coloca à disposição cerca de 800 seqüências audiovisuais para uso em sala de aula.

Leia mais
  • Saber ler, ver e ouvir

  •      

    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).