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09/10/2005
-
08h15
da France Presse, em Paris
Ver TV a caminho do escritório, usar o celular para entrar na estação ou receber informações em cinco línguas será possível em breve no metrô de Paris, graças a um plano comercial que prevê investimentos de cerca de US$ 120 milhões até 2010.
A RATP, companhia que administra o metrô da capital francesa, decidiu se adaptar aos tempos modernos e incluir várias inovações tecnológicas para "oferecer um serviço personalizado e conquistar uma clientela maior e mais fiel".
Em primeiro lugar, a empresa se comprometeu a continuar renovando os trens e as estações de Paris, uma das cidades mais visitadas e belas do mundo, mas onde moradores e turistas enfrentam diariamente plataformas e vagões de metrô sujos, pouco práticos, inseguros e feios.
No total, nove milhões de pessoas passam diariamente por alguma das 14 linhas de metrô e 297 estações em Paris e em sua região metropolitana, segundo dados da companhia.
"A empresa compreendeu as expectativas dos passageiros, que desejam maior presença dos agentes da RATP, mais informações e um serviço personalizado", explicaram os responsáveis da companhia num comunicado.
Entre as reformas mais revolucionárias, está a possibilidade de 'recarregar' o bilhete mensal ou semanal de metrô no celular e entrar na estação passando a tela do celular pelas portas de acesso. A idéia já é usada no Japão. Os testes com celulares na França começarão no final deste ano.
Em resumo, para muitos parisienses o pequeno bilhete retangular está com os dias contados. Os usuários mais constantes utilizarão uma tarja magnética que pode ser carregada na Internet, em caixas automáticos de vários bancos ou em máquinas instaladas nas estações.
No caso dos turistas, os bilhetes poderão se adquiridos nas 1.220 máquinas automáticas distribuídas em todas as estações, que oferecerão serviços em inglês, francês, espanhol, italiano e alemão.
Os agentes da RATP, cujo número aumentará até chegar a 6.000, estarão presentes apenas para informar e orientar os viajantes. O primeiro resultado desta medida é o desaparecimento das intermináveis filas.
Além disso, a RATP instalará telas de TV nos vagões de metrô, começando pela linha 1, que cruza Paris de leste a oeste, passando pelos Campos Elíseos e por Notre Dame.
Os viajantes também receberão informação em tempo real sobre trânsito, acidentes e atrasos, além de notícias, graças a um acordo com a TV pública francesa. A publicidade estará presente na programação, o que deverá atrair muitas empresas para o projeto. Graças à publicidade, o volume anual de negócios da RATP é de 82 milhões de euros.
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BEATRIZ LECUMBERRIda France Presse, em Paris
Ver TV a caminho do escritório, usar o celular para entrar na estação ou receber informações em cinco línguas será possível em breve no metrô de Paris, graças a um plano comercial que prevê investimentos de cerca de US$ 120 milhões até 2010.
A RATP, companhia que administra o metrô da capital francesa, decidiu se adaptar aos tempos modernos e incluir várias inovações tecnológicas para "oferecer um serviço personalizado e conquistar uma clientela maior e mais fiel".
Em primeiro lugar, a empresa se comprometeu a continuar renovando os trens e as estações de Paris, uma das cidades mais visitadas e belas do mundo, mas onde moradores e turistas enfrentam diariamente plataformas e vagões de metrô sujos, pouco práticos, inseguros e feios.
No total, nove milhões de pessoas passam diariamente por alguma das 14 linhas de metrô e 297 estações em Paris e em sua região metropolitana, segundo dados da companhia.
"A empresa compreendeu as expectativas dos passageiros, que desejam maior presença dos agentes da RATP, mais informações e um serviço personalizado", explicaram os responsáveis da companhia num comunicado.
Entre as reformas mais revolucionárias, está a possibilidade de 'recarregar' o bilhete mensal ou semanal de metrô no celular e entrar na estação passando a tela do celular pelas portas de acesso. A idéia já é usada no Japão. Os testes com celulares na França começarão no final deste ano.
Em resumo, para muitos parisienses o pequeno bilhete retangular está com os dias contados. Os usuários mais constantes utilizarão uma tarja magnética que pode ser carregada na Internet, em caixas automáticos de vários bancos ou em máquinas instaladas nas estações.
No caso dos turistas, os bilhetes poderão se adquiridos nas 1.220 máquinas automáticas distribuídas em todas as estações, que oferecerão serviços em inglês, francês, espanhol, italiano e alemão.
Os agentes da RATP, cujo número aumentará até chegar a 6.000, estarão presentes apenas para informar e orientar os viajantes. O primeiro resultado desta medida é o desaparecimento das intermináveis filas.
Além disso, a RATP instalará telas de TV nos vagões de metrô, começando pela linha 1, que cruza Paris de leste a oeste, passando pelos Campos Elíseos e por Notre Dame.
Os viajantes também receberão informação em tempo real sobre trânsito, acidentes e atrasos, além de notícias, graças a um acordo com a TV pública francesa. A publicidade estará presente na programação, o que deverá atrair muitas empresas para o projeto. Graças à publicidade, o volume anual de negócios da RATP é de 82 milhões de euros.
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