Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2005 - 14h03

Alerta sobre gripe do frango preocupa indústria do turismo

da Efe

A OMT (Organização Mundial do Turismo) afirmou nesta quinta-feira que um alerta não justificado sobre a gripe do frango pode ter conseqüências graves para o turismo internacional.

O secretário-geral da OMT, Francesco Frangialli, afirmou em comunicado
que os turistas só devem ser instruídos a não viajar caso "haja um bom motivo para isso". Segundo ele, um alarmismo sem justificativa pode causar uma queda brusca do turismo e prejuízos para a economia, principalmente aquela dos países em desenvolvimento.

Frangialli pediu aos governos e aos meios de comunicação que atuem com responsabilidade quando informarem sobre a gripe do frango.

Somente desta forma, acredita, será possível evitar o pânico, como aquele registrado em 2003 por causa da Sars (Síndrome Respiratória Aguda Severa). Naquele ano, o número de turistas no nordeste da Ásia caiu 9%, enquanto a porcentagem chegou a 14% no sudeste da Ásia.

A organização do turismo afirmou que a Sars é o ponto de referência para prever o que pode acontecer agora. "Naquela ocasião, o excesso de informações muitas vezes não confirmadas e as especulações foram mais prejudiciais para o turismo que a epidemia em si".

Em breve, representantes da OMT e da Organização Mundial da Saúde farão uma reunião para analisar a situação. "O objetivo de nosso encontro com a OMS é ajudar o setor do turismo a estar mais bem informado e mais bem preparado. Não queremos que haja reações desproporcionais", disse Frangialli.

Leia mais
  • Laboratório indiano produz genérico de remédio contra gripe do frango
  • Brasil compra kits para combater gripe do frango em humanos

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe do frango
  •  

    Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
    ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade