Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/05/2010 - 20h13

Documentário revela bastidores das mudanças na Folha

DE SÃO PAULO

Os bastidores das recentes transformações ocorridas na Folha foram captados pelo documentarista Fernando Grostein Andrade, 29, da produtora Spray Filmes.

O resultado virou o documentário "O Jornal do Futuro", que pode ser conferido abaixo.

Veja vídeo

O filme retrata as mudanças físicas na Redação do jornal, que possibilitaram a integração com a Folha.com. Mostra também o novo projeto gráfico sendo apresentado para a equipe do jornal. Foram 15 dias de gravação, na redação e na gráfica do jornal, em Tamboré.

A produção também captou depoimentos de Otavio Frias Filho, diretor de Redação da Folha, e dos colunistas Clóvis Rossi, Juca Kfouri, José Simão e Barbara Gancia, entre outros nomes.

"Vemos que a mudança do jornal não é só uma mudança de letra, de tipologia. É um conceito, é falar mais com menos", diz Andrade.

Autor de "Coração Vagabundo", que retrata turnês de Caetano Veloso, ele conta que foi chamado pelo publicitário Nizan Guanaes para fazer um filme com linguagem parecida com a do documentário do cantor.

"O Caetano é uma pessoa, que está pelada no filme. Pensei: 'Como deixar a Folha pelada? Fiquei muito impressionado com a diversidade de opiniões no jornal. Achei fascinante. Se é para mostrar a Folha como ela é, o bacana é mostrar essa diversidade", conta o cineasta.

Para retratar isso, Andrade colocou cenas no filme que mostram a reação da Redação ao novo projeto, incluindo críticas negativas.

"Não tem nada mais íntimo do que as pessoas que pensam de forma diferente e que são capazes de dialogar isso, de uma forma não agressiva e, sim, construtiva e colaborativa. Isso me parece a maior virtude e eu fiquei bastante fascinado com isso", diz o documentarista.

Formado em administração de empresas, Andrade estudou cinema na USC (University of Southern California) e na UCLA (University of California), ambas nos Estados Unidos.

O documentário "Coração Vagabundo", que estreou no ano passado, participou do festival "É Tudo Verdade", em São Paulo, do Festival de Roma, na Itália, e do Festival de Documentários Musicais de Barcelona, na Espanha.

Veja a versão reduzida do documentário

Veja vídeo

Confira também o trailer de "O Jornal do Futuro"

Veja vídeo

Veja também

Jairo Marques fala com humor sobre universo dos "malacabados"
Aos 14 anos, cartunista assume charge política na Folha
Diretor do Transparência Brasil integra nova equipe de colunistas da Folha

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página